Inaugurada na terça-feira, 30, a Central de Recebimento, Beneficiamento, Treinamento e Distribuição de Produtos da Agropecuária instalada na Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura de Rio Claro já está atendendo normalmente aos produtores do município e região.
As entregas estão sendo feitas regularmente pelos cadastrados na Associação de Agricultores Familiares criada há alguns meses para organizar os pequenos agricultores e garantir que tenham acesso a programas como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e da Merenda Escolar.
São 150 produtores que receberam a Declaração de Aptidão ao Pronaf, que é o Programa Nacional de Agricultura Familiar, documento essencial para a adesão aos referidos programas, que absorvem a produção desses agricultores familiares, promovem geração de renda e agregam valor aos produtos agropecuários. A associação, aliás, também já possui sua própria DAP jurídica, situação que a tornou pioneira no país neste aspecto.
“Com essa estrutura, que tende a crescer, puxando para cima também as estatísticas de produtividade e competitividade do setor agropecuário em Rio Claro e região, o município garante alimentos de boa qualidade na Merenda Escolar e no Banco de Alimentos, que abastece entidades e elas, por sua vez, as famílias carentes do município”, afiança o secretário de Agricultura, Carlos Alberto Teixeira De Lucca.
A Central conta com um ambiente apropriado, balcões contínuos equipados com várias pias de inox para a seleção e manipulação dos alimentos, preparando os produtos para a distribuição. A manipulação é coordenada pela equipe da Diretoria de Abastecimento da secretaria, que tem como diretora Maria Elena De Mori.