MENU

accessible_forward Acessibilidade
07 de junho de 2013 Agricultura

Após associação, produtores da agricultura familiar discutem criação de cooperativa

Pequenos produtores rurais de Rio Claro e região, membros da Associação criada em 2010, participaram de reunião na Secretaria Municipal de Agricultura, na segunda-feira, 3, para tratar da constituição de uma cooperativa, proposta que eles estão encampando atualmente para fortalecimento do segmento e ampliação de negócios.

O encontro, com a presença do secretário de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura, Carlos Alberto Teixeira De Lucca, e da diretora de Abastecimento, Maria Elena De Mori, bem como de outros funcionários da secretaria, trouxe à cidade a assistente social Ana Rebeschini, que desde 1988 acumula considerável experiência na organização da agricultura familiar e políticas públicas para o setor. Armin Deitenbach, consultor internacional do Ministério do Meio Ambiente, também contribuiu para o êxito do debate, organizado justamente para dar a largada à proposta de estruturação da cooperativa.

Na ocasião, os produtores receberam informações básicas para fazer avançar o processo de criação dessa nova forma de organização pretendida. As discussões abriram caminho para uma nova reunião, que deverá ser agendada para o final deste mês, quando será iniciada a montagem do plano de trabalho para estruturar a cooperativa. “O objetivo maior é ampliar o horizonte desses produtores da agricultura familiar, que já têm um papel muito importante nos programas de distribuição de alimentos que chegam à merenda escolar”, avalia De Lucca.

O interesse pela criação da cooperativa justifica-se, ainda, por outros motivos. “Com essa estrutura de cooperativa, os produtores poderão adquirir de outras regiões alguns produtos que não são produzidos aqui e comercializá-los, o que trará vários benefícios, como o aumento da renda e geração de empregos”, ressalta Maria Elena.

Pular para o conteúdo