Na manhã deste domingo, 18 de abril, servidores da Prefeitura farão a remoção de uma árvore seca em frente à antiga Estação Ferroviária, na região central de Rio Claro. É uma figueira, com aproximadamente oito metros de altura e enorme copa.
O trabalho será feito no domingo em razão de, neste dia da semana, a região central da cidade apresentar menor movimentação. Por segurança, o trânsito de veículos no local sofrerá alterações. A previsão é de que os serviços sejam concluídos ainda pela manhã.
Conforme informa a Secretaria Municipal de Agricultura, com cerca de 80 anos de idade, a árvore precisa ser retirada, uma vez que está morta e oferece riscos a motoristas e transeuntes.
“Infelizmente a árvore sucumbiu, por causa das constantes podas pelas quais passou com o objetivo de dar formato à sua copa”, informa o ecólogo Tadeu Olivetti Ferreira. “Estas podas, realizadas ao longo dos anos, diminui a longevidade da árvore, pois a cada poda ela usa reserva energética para produzir novas folhas”, acrescenta.
A árvore será substituída por outra espécie, conhecida popularmente como Escumilha ou Resedá de Folha Larga. “Será plantada uma muda com aproximadamente dois metros de altura, o que permitirá que, bem cuidada, em três anos esteja oferecendo uma ótima sombra”, informa Tadeu. Segundo o ecólogo, a Escumilha é árvore com raízes menos severas e, entre as de porte médio, a que menos agride o sistema urbano.