MENU

accessible_forward Acessibilidade
24 de janeiro de 2019 Agricultura

Circuito para pessoas com deficiência será atração em evento no Cervezão

Pessoas com deficiência terão atividade especial durante o evento Resgatando o Brincar, que será realizado no domingo (27), em Rio Claro. Além das opções convencionais de lazer, esporte, saúde, entre outras, o evento oferecerá circuito de atividades realizado para trabalhar a parte motora e sensorial das pessoas com deficiência. O Resgatando o Brincar será das 10 às 16 horas na Lagoa Seca do Cervezão.

O circuito terá supervisão e coordenação das profissionais especializadas Thais Lopes, professora de educação especial e presidente do Grupo Família Autista de Rio Claro, e Fabiana Bortolotti, neuropedagoga do Espaço Voar.

“Pensamos o circuito de maneira que pessoas com deficiência de todas as idades possam participar”, observa Thais. O espaço em que a atividade será realizada ficará estrategicamente próximo a sanitários e saída, tudo para facilitar o acesso das pessoas com deficiência.

A programação do Resgatando o Brincar inclui intervenção artística, troca e doação de livros, oficinas de carrinho de rolimã e de bonecas, teatro e exposições, além de confecção de pipas. Práticas esportivas de diversas modalidades também serão realizadas, entre elas zumba, capoeira, judô, boxe, ciclismo, xadrez e damas. Pipoca e algodão-doce serão distribuídos para as crianças.

Haverá também troca de óleo usado por verduras. “Dois litros de óleo dão direito a uma sacola de produtos”, informa Emílio Cerri, secretário da Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção, uma das várias secretarias municipais que participam do evento.

O vereador Geraldo Voluntário, autor do projeto de lei que resultou no programa, afirma que “será uma programação diversificada, com atividades de várias áreas, realizada numa parceria da Câmara Municipal, prefeitura, voluntários e parceiros envolvidos”. Participam da ação as secretarias de Saúde; Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção; Esportes e Turismo; Administração; Habitação; Desenvolvimento Social; Obras; Meio Ambiente; Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário; e Educação, além do Fundo Social de Solidariedade, Arquivo Público e Histórico de Rio Claro e Daae.

Durante o evento serão realizados testes de saúde, gincana ambiental, instalação de antenas anticerol em motocicletas e orientações preventivas sobre zoonoses. Serviços de beleza, como corte de cabelo, manicure e confecção de tranças, também estarão disponíveis, além da participação do Canil da Guarda Municipal e incentivo à adoção de animais. A Lagoa Seca fica na Avenida M-21, no bairro Cervezão.

Pular para o conteúdo