A poucas semanas de completar seu primeiro ano de criação, o que ocorrerá no dia 12 de dezembro, a Feira Corujão, viabilizada pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura, continua angariando novos consumidores em Rio Claro. Recentes estimativas apontam para a presença de mais de 600 pessoas em cada edição da feira.
O principal atrativo da feira, que funciona no pátio da secretaria – Avenida 56-A, esquina com a Avenida José Felício Castellano – está na procedência dos gêneros ali comercializados: frutas, verduras, ovos, pó de café, legumes e, mais recentemente, também alguns embutidos, estes últimos com certificação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), que vêm direto dos pequenos produtores rurais do município.
Atualmente, 18 produtores participam da feira. Eles integram a Associação dos Agricultores Familiares de Rio Claro e Região, que reúne em torno de 100 associados. “A feira funciona todas as quartas-feiras, das 18 às 21 horas, e a movimentação mais intensa de consumidores é registrada até por volta das 20h30”, informa a diretora do departamento de abastecimento da secretaria, Maria Elena De Mori.
“A Feira Corujão é um projeto que consideramos plenamente consolidado”, afirma o secretário Carlos Alberto Teixeira De Lucca. “Além de satisfazer o produtor, que conquistou um espaço para vender seus produtos, sem intermediários, podendo praticar preços mais baixos, a população também foi beneficiada porque tem à disposição produtos saudáveis e de qualidade”, acrescenta.
Uma visita à feira nas noites de quarta-feira comprova esta aceitação, tanto dos produtores quanto dos consumidores: o movimento só tem crescido desde a implantação do projeto. Além de se abastecer, o consumidor também encontra no local salgadinhos e café. Em dias chuvosos a feira é realizada na espaço coberto da secretaria.