A primeira retirada de mel do meliponário da Escola Municipal Agrícola de Rio Claro será feita nesta sexta-feira (25). A novidade será marcada por uma série de atividades que incluem curso sobre abelhas sem ferrão – chamadas abelhas melíferas – que produzem mel nos meliponários. A programação tem início às 9 horas.
Segundo o diretor da Escola Agrícola, João Batista Miranda, o meliponário, que foi implantado na unidade no ano passado, é mais um avanço nas atividades pedagógicas oferecidas aos alunos, que agora contam com conhecimento prático da criação de manejo de abelhas sem ferrão. “Estamos ampliando o leque de opções aos estudantes e reforçando nossa escola como referência no ensino agrícola”.
A implantação do meliponário tem parceria da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação, com a Unesp e a empresa Syngenta, responsável pelo investimento no projeto e que comanda o curso a ser ministrado nessa sexta-feira na Escola Agrícola. Entre os palestrantes estão o especialista em abelhas sem ferrão, Jerônimo Villas-Bôas, e o professor do departamento de biologia da Unesp, Osmar Melaspina.
A Escola Municipal Agrícola Engenheiro Rubens Foot Guimarães vai completar 27 anos em setembro e hoje atende mais de 300 alunos das etapas 1 e 2 do Ensino Fundamental (primeiro ao nono ano) em período integral.
As aulas na Escola Agrícola privilegiam a agropecuária por meio de disciplinas como suinocultura, avicultura, ovinocultura, bovinocultura e horticultura. Além das matérias do currículo básico, a escola também oferece as oficinas de canteiros, pintura e dança e aulas de reforço de matemática e português.
A Escola Agrícola fica no quilômetro sete da estrada entre Rio Claro e o distrito de Ajapi.