Entusiasmada com a nova fase do Lago Azul, que voltou no ano passado a ser um dos pontos mais queridos dos rio-clarenses para momentos de lazer e diversão, a comunidade também participa ativamente da manutenção e preservação do mais famoso parque de Rio Claro.
A renovação da pintura das quadras de basquete e de futsal está sendo feita com a participação de frequentadores, que voluntariamente dedicam parte de seu tempo em deixar o Lago Azul mais bonito. “É um serviço que, agora, a Prefeitura realiza periodicamente, pelo menos uma vez por ano”, comenta o administrador Francisco Marcucci. “Com a participação da comunidade, contudo, o trabalho fica mais rápido e econômico”, observa.
São cerca de dez rapazes que freqüentam assiduamente o parque e utilizam principalmente as quadras e a pista de skate. Eles se autodenominam “família Lago Azul” e também apóiam outras iniciativas da prefeitura nas constantes melhorias providenciadas no parque. Uma delas é a implantação do quarto bebedouro do lago Azul, que está sendo instalado ao lado das quadras e tem oito torneiras.
“Junto a esse bebedouro vamos instalar uma ducha para os atletas se refrescarem durante e após as partidas de basquete, futsal e outras atividades”, explica Marcucci. A renovação da pintura das quadras e a colocação do bebedouro devem ser concluídas nesta semana. Já a ducha deve ficar pronta na semana que vem.
Pedalinhos
Além disso, os pedalinhos do Lago Azul prosseguem atraindo grande quantidade de pessoas diariamente. De segunda a sexta-feira a partir das 14 horas e aos sábados, domingos e feriados a partir das 9 horas. Crianças até quatro anos não pagam e pessoas até 12 anos só podem utilizar os veículos acompanhadas de um adulto. Cada passeio custa R$ 2,00, que são repassados ao Fundo Social de Solidariedade.