O município de Rio Claro conta oficialmente desde a noite de sexta-feira, 26, com o Conselho de Segurança Rural. Em reunião na Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura foi eleita a primeira diretoria do Conseg Rural, que terá mandato de dois anos e conta com representantes de todas as regiões do município. “Isto foi uma condição que o grupo decidiu já na primeira conversa em que discutimos a possibilidade de criação do Conseg”, lembrou Carlos Alberto Teixeira De Lucca, secretário municipal da Agricultura.
A prefeita em exercício, Olga Salomão, defendeu que o Conseg Rural tenha como base de sua atuação o planejamento e a informação. “Com uma boa rede de informação e a definição dos papéis de cada segmento – Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e comunidade – conseguiremos os resultados pretendidos”, explicou.
Ao final da reunião, a prefeita anunciou que a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil, está doando ao novo conseg 50 rádios do tipo HT para facilitar a comunicação entre os moradores da zona rural.
“Já começamos com uma grande notícia”, comemorou o vereador Paulo Guedes, que articulou as reuniões com os proprietários rurais e os diversos segmentos do Poder Público e do setor de segurança para que o conselho rural fosse montado. “O produtor rural tem uma importância significativa para Rio Claro”, ressaltou Paulo Guedes, que destacou o apoio da Câmara Municipal, também representada na reunião pelos vereadores Julinho Lopes e Raquel Picelli.
Ao defender a criação do Conseg Rural, o secretário municipal de Segurança, José Gustavo Viegas Carneiro, apresentou números de um levantamento que finalizou no ano de 2010. “Em Rio Claro, a possibilidade de um cidadão do campo ser vítima de furto ou roubo é maior do que quem mora na cidade”, afirmou.
O comandante do 37º Batalhão da Polícia Militar – Marco Antonio Melli Bellagamba, lembrou aos moradores da zona rural que as ações da polícia é feita com base nas estatísticas e que, portanto, as ocorrências de crimes devem ser comunicadas aos setores de segurança. Bellagamba observou também que a polícia não consegue fazer o trabalho de segurança sozinha, daí a importância do envolvimento dos cidadãos.
A presidente do Conseg do Floridiana, Madalena César, fez um relato sobre o funcionamento dos Conseg’s e destacou que todos seus integrantes trabalham de maneira voluntária.
A primeira diretoria do Conselho de Segurança Rural de Rio Claro é composto por Antonio da Silva Santos (presidente), Maurício Silveira Pedreira (vice-presidente), José Roso (primeiro secretário), Diogo Silveira Pedroso (segundo secretário) e Antonio Corrocher (diretor social e de assuntos comunitários); na Comissão de Ética e Disciplina estão Eraldo Rocha, Nivaldo Laubstain e Mário Cerri.
Da reunião de sexta-feira também participaram Edivaldo Varussa – subprefeito de Ferraz, Marcos Queiros – ex-comandante do Corpo de Bombeiros, Ricardo Schmidt – presidente do Sindicato Rural, e representantes da Polícia Civil e da Polícia Ambiental.