Máquinas do Consórcio Intermunicipal Solidariedade, do programa Pró-Estrada, vinculado à Codasp – Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo permaneceram em Rio Claro até essa segunda-feira, 24, atuando na recuperação de estradas rurais do município.
O caminhão basculante e as cinco máquinas do consórcio que estiveram em ação (motoniveladora, retroescadeira, trator esteira, rolo compressor e pá-carregadeira) fizeram a recuperação de grande parte da estrada Rio Claro-Brotas e das pequenas vias que a alimentam. O serviço contemplou também as ruas do bairro rural de Itapé, totalizando 25 km, aproximadamente.
A prefeitura, no entanto, confirma que vai retomar a recuperação a partir da próxima semana, para concluir o trecho restante. “Faltou pouco para terminar a estrada, mas tivemos de conviver com dias chuvosos e também ocorreu a quebra de uma das máquinas”, explicou o secretário de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura, Carlos Alberto Teixeira De Lucca. “De qualquer forma, a passagem do consórcio por Rio Claro foi muito útil e nos ajudou bastante” avaliou.
O consórcio é utilizado por Rio Claro, Limeira, Iracemápolis, Santa Gertrudes e Cordeirópolis, num sistema de rodízio programado dos equipamentos e máquinas, que são operadas pela equipe do Pró-Estrada.
O trabalho realizado consistiu em perfilhamento, drenagem das laterais, limpeza dos tubos de concreto que drenam águas pluviais nos acessos às vias secundárias, colocação de mistura à base de argila e cacos cerâmicos moídos, complementando-se o serviço com a compactação da estrada. A ação vem sendo desenvolvida desde 2009, melhorando as condições das estradas, o que favorece produtores rurais e indústrias que delas se servem.