MENU

accessible_forward Acessibilidade
13 de agosto de 2010 Agricultura

Cooperação com italianos teve primeira missão com participação de Rio Claro

Reunião de trabalho na Itália: discussões proveitosas

A prefeitura de Rio Claro foi representada na primeira Missão Técnico-Institucional do Território Centro Paulista que esteve na Itália, em jornada inserida no Programa Brasil Próximo e realizada de 23 de julho a 1º de agosto. Além do município, que enviou o secretário de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura, Carlos Alberto Teixeira De Lucca, também enviados das prefeituras de Araraquara, Descalvado e São Carlos, bem como coordenadores de subprojetos ligados às universidades envolvidas integraram a comitiva que viajou às expensas dos anfitriões.

Durante o período em que estiveram na Itália, os brasileiros reuniram-se em sucessivos encontros de discussão, fizeram visitas técnicas e conheceram o sistema de apoio às micro e pequenas empresas na região da Úmbria, reputado entre os mais eficientes e completos do mundo. “A disponibilização de créditos por bancos regionais, a estrutura e funcionamento da Câmara de Comércio daquela região italiana e outras ações que impulsionam o desenvolvimento da Úmbria foram alguns dos assuntos importantes com os quais tivemos contato”, afirma De Lucca. “No modelo que vimos e que apresenta muitas vantagens, destacando-se a eficiência na promoção do desenvolvimento, há incubadoras, cooperativas articuladas de produção, órgãos ativos de certificação de origem e qualidade e tudo funciona por conta de uma cadeia de planejamento do desenvolvimento regional integrado”, conta o secretário que é biólogo e mestre na área de agronomia pela Cornell University (EUA).      

Segundo o Portal Federativo, do governo federal, a cooperação com a Itália para a região do centro paulista tem o apoio do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior – MDIC, que financia e dá suporte aos estudos e implementação de ações de capacitação dos gestores locais ligados às micro e pequenas empresas (MPEs). Os gestores referidos são empresários, funcionários públicos municipais e das entidades de classes da região. A prefeitura de Araraquara vai gerir as ações junto ao MDIC, com apoio dos demais municípios envolvidos e com o suporte da parceria proporcionada pelo SEBRAE-SP em conjunto com as seguintes instituições de ensino superior: Centro Universitário de Araraquara (UNIARA), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Camilo Castelo Branco (UNICASTELO) de Descalvado.

Skip to content