O prefeito Du Altimari recebeu nesta segunda-feira, 25, em seu gabinete, representantes italianos no programa Brasil Próximo, aplicado na região de Rio Claro no âmbito do Consórcio Centro Paulista, que reúne também os municípios de São Carlos, Ribeirão Bonito, Descalvado e Itirapina.
Presentes ao encontro o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura, Carlos Alberto Teixeira De Lucca, a coordenadora do Consórcio Centro-Paulista, Prof.Dra. Helena Carvalho De Lorenzo, da Uniara de Araraquara, e os representantes das regiões italianas da Úmbria, Giusepe Barderi, e da Emilia-Romagna, Giulio Benveneti, bem como Nilton Cainelli, secretário-adjunto do Consórcio.
Brasil Próximo é o nome de um programa de cooperação internacional que visa aproximar cada vez mais, no futuro, regiões italianas e brasileiras, e é resultado de uma série de importantes atividades que as Regiões Úmbria, Marche, Toscana, Emilia Romagna e Ligúria têm feito no Brasil nos últimos anos, com o objetivo de construir, no decorrer deste processo, uma rede de políticas, oportunidades e intervenções para acompanhar os processos endógenos de desenvolvimento local integrado, solidário e sustentável.
Após a visita ao prefeito Du Altimari, uma reunião com o pessoal da Cooperativa que reúne os produtores da agricultura familiar de Rio Claro estava programada para o período da noite, na sede da secretaria. Antes disso, os envolvidos no Consórcio Centro-Paulista estariam se dedicando a uma reunião de prestação de contas das atividades realizadas pelo consórcio.
Nesta terça-feira, 26, o grupo volta se encontrar na secretaria de Agricultura, para um dia de trabalho com a presença de representantes do Sebrae e o veterinário aposentado Valdecir Vargas Castilho, que atuou durante três décadas no Serviço de Inspeção do Estado de São Paulo. Na ocasião, estará em discussão preliminar a criação de um Selo que identificará origem e qualidade dos produtos da agricultura familiar da região, que engloba atualmente 15 municípios. “A meta de criação do Selo se insere num horizonte de médio prazo e coincide com o início de um novo ciclo de atividades do Consórcio”, explica o secretário De Lucca.