O evento é destinado a pequenos produtores do município e região. “O Projeto Produza Bem visa levar tecnologia e inovação até o produtor, através de inseminação artificial, vacinação e exames de brucelose e tuberculose. O objetivo é diminuir os prejuízos e aumentar a rentabilidade”, explica o médico veterinário José Ricardo Cornachione, organizador do evento. De acordo com ele, podem participar criadores de gado bovino de qualquer raça.
Cornachione explica que a ideia é implantar o projeto em Rio Claro. Para isso, é necessário verificar se há interesse por parte dos produtores. O veterinário informa que o custo para o participante será reduzido. O produtor terá gasto apenas com protocolo hormonal, sêmen, vacinas e o antígeno usado na realização de exames. A diária, o quilômetro rodado e a mão de obra do veterinário são gratuitos.
Essa é a primeira vez que o projeto será realizado em Rio Claro e conta com apoio da Secretaria Municipal da Agricultura. O secretário da pasta, Emilio Cerri, comenta que com a inseminação artificial o pecuarista poderá ter acesso à genética de reprodutores de alto padrão, a baixo custo. “Os produtores podem melhorar a genética de seu rebanho e aumentar a eficiência do sistema de produção”.