MENU

accessible_forward Acessibilidade
14 de novembro de 2012 Agricultura

Feira do Produtor de Rio Claro tem balanço positivo

Realizada sem o ingresso de investimento publico, apenas com suporte de empresas que contribuíram de várias formas para viabilizar o evento, a Feira do Produtor Frutos da Terra foi encerrada no último domingo, 11, nas dependências da Faculdade Anhanguera, instituição que se associou à iniciativa este ano.

Durante os três dias da feira, aberta oficialmente na sexta-feira, 9, público estimado em 2.000 pessoas circulou pelo local, aproveitando as atrações musicais – Banda Espelho D”Água, Rafael Nalin e a dupla Fabrício e Daniel – e os bons produtos comercializados nos diversos estandes montado no recinto da feira. Cachaças e licores artesanais, legumes, verduras, pó de café, artesanatos variados, frutas e muitas outras opções de compra atraíram a atenção do público, que também aprovou os preços baixos.

Na abertura do evento, o prefeito Du Altimari destacou a organização do setor rural nos últimos quatro anos, a reestruturação do Conselho de Desenvolvimento Rural, a criação da Associação dos Produtores, a implementação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e os quase R$ 3 milhões de investimentos na aquisição de máquinas para a Patrulha Agrícola, hoje umas das mais bem equipadas do interior paulista. “Em todos os aspectos, os avanços são notáveis, recolocando o pequeno produtor rural de Rio Claro no centro das atenções”, afirmou Altimari.

Participaram da abertura da Feira também a vice-prefeita, Olga Salomão, que citou a recente implantação do Conselho de Segurança Alimentar, observando que o governo Lula e, agora, o da presidente Dilma, trouxeram novo alento ao cenário agrícola. “Nossos produtores rurais de Rio Claro têm, hoje, de fato, reais perspectivas de crescimento, segurança em relação ao futuro, disposição para permanecerem na terra e dela retirarem seu sustento”, disse.

Como diretora da Faculdade Anhanguera, Débora Aceti ratificou na ocasião o interesse da instituição de prosseguir nas parcerias com a prefeitura, com os produtores rurais, notando que é sempre produtivo trabalhar com pessoas que têm objetivos em comum e demonstram competência na execução de seus ideais. Para o secretário de Agricultura, Carlos Alberto Teixeira De Lucca, “a feira revela que o setor está crescendo, se sente valorizado e recupera a auto-estima, assumindo seu papel histórico na produção e alimentação dos brasileiros”.

Presentes, ainda, na abertura do evento, na última sexta-feira, a vereadora Raquel Picelli, autora da lei que instituiu a Festa do Produtor, seus colegas Julinho Lopes e Maria do Carmo Guilherme. Os produtores foram representados na cerimônia inaugural pelo presidente da Associação dos Apicultores de Rio Claro (Apirc), Edmar Lopes Oliveira; presidente da Associação dos Produtores Rurais de Rio Claro, Amadeu Gomes Filho e o presidente da Comissão Organizadora da Feira do Produtor, José Rosso.  O engenheiro Afonso Amaral e o técnico Patrick Davies representaram a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp).

Entre os apoiadores do evento destacam-se as empresas Roncoli Rolamentos e Retentores, Vipar Parafusos, Depósito União (Rede Construvip), Motocar Peças e Acessórios e Pazeto Diesel. Registre-se, ainda, a participação do Fricok, Valtra Tratores, Ciclonorte e Prada Chopp, além da Escola Agrícola.

Pular para o conteúdo