Com atrações musicais e gastronomia variada, Rio Claro realiza na sexta-feira (13) das 16 às 23 horas a quinta edição da Festa do Produtor Rural. Um dos destaques da festa será a exposição de fazendinha com mini animais, um atrativo a mais para o público que comparecer ao Espaço Livre da Vila Martins (Rua 3-A, nº 1155). A abertura oficial da festa ocorrerá às 20 horas, mas os portões estarão abertos para o público a partir das 16 horas.
Pônei, mini-vaca, mini-porco, carneiro, pequenos animais e aves ornamentais, como galinhas de diferentes raças, peru e pavão, estão entre os animais que serão expostos, prometendo atrair a atenção de adultos e crianças, que também poderão se divertir em parquinho montado para elas.
Atrações musicais irão animar a festa, que terá apresentações da Orquestra dos Violeiros e da dupla Toninho e Novo Horizonte. No variado cardápio, com pratos doces e salgados, consta porco no rolete, tapioca, acarajé, pasteis diversos, doces e bolo à base de milho, entre outros. Haverá também chope, refrigerantes e garapa, além da comercialização de frutas, verduras, legumes, pó de café, cachaça, mel, lingüiça e até mesmo produtos artesanais confeccionados por empreendedores da Economia Solidária.
Com 1.400 m² de área coberta, o espaço em que será realizada a festa está sendo reformado pela Prefeitura de Rio Claro e foi equipado com dois novos banheiros, nova iluminação e pintura, entre outras benfeitorias.
A partir desta sexta-feira, o local passará a abrigar a Central de Agronegócio, com a presença fixa da Associação dos Agricultores Familiares de Rio Claro e Região, que tem mais de 100 associados, e da nova Cooperativa de Agricultores Familiares de Rio Claro e Região, que reúne 11 municípios e está sendo formalizada, já com 40 cooperados membros. A associação começou a se estruturar no início do primeiro mandato do prefeito Du Altimari, em 2009, e hoje evolui para o formato de cooperativa desses produtores.
Outra novidade é que a Festa do Produtor Rural deste ano também marca a inauguração do segundo ponto da Feira Corujão, criada há exatamente um ano no pátio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura, no Jardim América. Agora, moradores da Vila Martins e adjacências também terão uma edição da Feira Corujão, às sextas-feiras, das 18 às 21 horas.