MENU

accessible_forward Acessibilidade
04 de dezembro de 2019 Agricultura

Jardim das Nações I ganha jardim sensorial

Inauguração do espaço será no sábado (7) a partir das 9 horas.

O residencial Jardim das Nações I, localizado na região do Jardim Novo em Rio Claro, está ganhando um jardim sensorial. O jardim está sendo construído na área de lazer do conjunto habitacional, próximo ao ponto de ônibus em frente ao condomínio Holanda. O espaço é destinado aos moradores, pessoas da comunidade e também pessoas com limitações físicas (pessoas cegas e/ou com baixa visão e cadeirantes). O jardim sensorial será inaugurado sábado (7), às 9 horas, e a participação é gratuita.

O projeto foi idealizado pela arquiteta Raquel Rolim e está sendo realizado pela prefeitura, por meio das secretarias de Habitação e Agricultura, em parceria com a Clarb Consultoria. “O jardim sensorial é formado por canteiros com plantas e elementos que estimulam cada um dos sentidos humanos”, explica Emilio Cerri, secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção, cuja secretaria realizou a abertura dos berços para as mudas, além de orientar sobre plantio e cuidados com as plantas.

No jardim foram plantadas mudas de estrelícia, dama da noite, moréia, lavandas, alecrim, erva-doce, arrudas, hortência, azaleia, cróton, lírio da paz, cabeludinha, pitanga, amora e maracujá. As mudas são oriundas do viveiro municipal e a variedade de plantas visa estimular os sentidos. As pessoas poderão estimular o olfato com as plantas aromáticas, o tato com a água da fonte e plantas de texturas diferentes, a visão com flores coloridas, o paladar com plantas comestíveis e a audição com elementos que produzem sons.

O jardim possui ainda a trilha sensorial dos pés, que consiste na disposição de diferentes texturas no chão onde os visitantes poderão caminhar descalços. “Para as pessoas que não podem caminhar as texturas estão dispostas em pneus ao alcance das mãos”, explica a secretária municipal da Habitação, Luana Pezotti.

A implantação do jardim sensorial faz parte do trabalho social pós-ocupação, no eixo educação ambiental, previsto no projeto do conjunto habitacional. No Jardim das Nações I residem 928 famílias.

Pular para o conteúdo