Um dos cartões postais de Rio Claro, celebrado pela característica de bosque que encanta rio-clarenses e visitantes, o Jardim Público do Centro volta a ser destaque no processo de revitalização pelo qual vários marcos da cidade vêm passando desde o ano passado. As imediações da fonte do índio ganharam 200 mudas de orquídeas, o que vai multiplicar a beleza da praça mais famosa do município.
“Foi um belo gesto do Círculo Rio-clarense de Orquidófilos (CRO) de ceder as mudas que vão trazer mais beleza ao Centro da cidade”, disse o prefeito Du Altimari durante o plantio das mudas, no último sábado. O prefeito propôs que CRO ocupe espaço na Floresta Estadual e sugeriu ainda naquele local a criação de um orquidário municipal, citando a denominação “Rio Claro, Cidade Azul das orquídeas” utilizada pelo professor Aldo Zotarelli, um dos presentes ao evento.
Outra presença que marcou o plantio de orquídeas no jardim foi a do ex-deputado José Felício Castelano, que aproveitou a tradição das orquídeas no município para falar de nomes da tradição histórica rio-clarense, como João Fina Sobrinho que, como cidadão, “deu lição de vigor patriótico”, e de pessoas que atualmente trazem o entusiasmo para a construção de uma Rio Claro mais humana. “Essa disposição, no entanto, pouco vale sem a ternura que fica muito bem representada com essas orquídeas que estão sendo plantadas no Jardim Público”, observou.
Os vereadores Maria do Carmo Guilherme e Sérgio Desiderá também participaram do evento, assim como Julinho Lopes, que falou como representante da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal e destacou a importância da atividade.
Revitalização
A fonte do índio, junto a qual as orquídeas foram plantadas, é um dos símbolos da revitalização da praça central. Após anos desativada, foi recuperada e voltou a funcionar no ano passado. O lago da deusa Diana e o coreto são outros dois marcos que passaram por recuperação e voltaram a encantar o população após ação da atual administração municipal.
De acordo com o diretor do Departamento de Infraestrutura e Meio Ambiente da prefeitura, Antonio Tadeu Olivetti Ferreira, as mudas foram plantadas nas árvores a uma altura segura. “Escolheremos os troncos que oferecerem melhores condições de umidade, já que as mudas precisam se adaptar ao novo espaço para crescerem”, explica.
A florada, segundo Ferreira, dependerá da adaptação e do desenvolvimento das mudas. “Agrupadas ao redor da Fonte do Índio, renderão efeito visual impactante”, destaca.