A procura pelos pedalinhos no Lago Azul superou as expectativas da prefeitura no fim de semana de reestreia dos equipamentos. Mais de 600 pessoas passearam com os pedalinhos entre sábado (17) e domingo, confirmando o grande interesse dos frequentadores do parque pela atividade.
“Sábado, como os passeios foram excepcionalmente gratuitos, o atendimento a mais de 300 pessoas não surpreendeu”, comenta o administrador do Lago Azul, Francisco Marcucci. “No domingo, entretanto, tivemos 280 pagantes e mais as crianças menores, que não pagam”, comemora.
Até o final das férias escolares os pedalinhos funcionam também de segunda a sexta-feira das 14 às 17 horas, além dos dias normais de passeio que são os sábados, domingos e feriados das 9 às 17 horas. Cada passeio de 20 minutos custa R$ 2,00, com a arrecadação repassada ao Fundo Social de Solidariedade. Crianças até quatro anos não pagam e pessoas até 12 anos só podem utilizar os veículos acompanhadas de um adulto.
A prefeitura, com colaboração da Foz do Brasil, colocou de volta dez pedalinhos à disposição da comunidade, totalmente reformados e pintados. A reestreia, no sábado, foi acompanhada por Rosana Altimari, presidente do Fundo Social, pelos secretários Carlos Alberto de Lucca (da Agricultura), Ney Fina (da Cultura), Gustavo Viegas (da Segurança) e João Luiz Zaine (do Desenvolvimento Econômico) e pelo vereador Julinho Lopes, autor de solicitação na Câmara Municipal para que os pedalinhos voltassem a funcionar.
Para garantir a segurança dos usuários, 50 coletes salva-vidas foram adquiridos, 25 para adultos (até 110 quilos) e 25 para crianças. Além disso, os passeios nos pedalinhos acontecem somente em condições climáticas adequadas, ou seja, sem chuva e sem ventos muitos fortes.
O monitoramento dos passeios é feito em um barco para que todos possam desfrutar dos pedalinhos com tranqüilidade. O píer – estrutura que fica sobre o lago para acesso aos pedalinhos – foi totalmente recuperado e recebeu novo madeiramento, com madeira de lei. E na área em volta à passarela, um novo paisagismo foi implantado.