A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura de Rio Claro promove neste mês de março vários eventos na programação da Semana da Mulher, desenvolvida pela Câmara Municipal em parceria com a municipalidade. Desde 2009, a programação tem eventos específicos para a mulher produtora rural.
O primeiro destes eventos, “Mulheres em Foco” foi realizado na quinta-feira, 20, na sede da secretaria, com a presença da vice-prefeita e secretária Municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Olga Salomão; juíza Cyntia Andraus Carretta; irmã Mary Pauletto; pastora Lilian Brunelli; e as agricultoras Maria Helena Hepfaner e Adélia Oliveira de Farias. Também participaram da atividade, que reuniu mulheres do campo e da cidade, as vereadoras Raquel Picelli e Maria do Carmo, ambas da organização da Semana da Mulher, o secretário de Agricultura, Carlos Alberto Teixeira De Lucca, e a diretora municipal de Abastecimento, Maria Elena De Mori.
Na terça-feira, 25, a programação prevê uma visita de intercâmbio ao município de Mococa, que incluirá turismo rural e visita à Cooperativa e Incubadora de Doces. Interessados em participar do passeio, que renderá boas informações e subsídios sobre turismo rural, cooperativismo e produção de doces podem obter mais informações no Departamento de Abastecimento da Secretaria de Agricultura, pelo telefone 3527-1428, falar com Adriana, ou na Associação dos Agricultores Familiares de Rio Claro e Região, pelo telefone 3524-5532, com Luis Fernando. A saída será às 6h00 do dia 25, com retorno previsto para as 17 horas.
Um concurso de pratos, doces e salgados, fechará a programação no dia 28, a partir das 18 horas, simultaneamente com a tradicional Feira Corujão, que também é realizada às quartas-feiras, no mesmo horário, no pátio da Secretaria Municipal da Agricultura. Haverá premiação para os três melhores pratos nas duas categorias (doces e salgados). A escolha ficará a cargo de um júri feminino, que fará a degustação. Apenas mulheres agricultoras podem participar do concurso. Os pratos inscritos serão vendidos após o anúncio dos premiados e a arrecadação será revertida para a Associação dos Agricultores Familiares de Rio Claro, que comercializa a produção dos associados na Feira Corujão.
A Feira Corujão disponibiliza aos visitantes quase 40 bancas, com grande variedade de frutas, verduras e legumes e produtos como mel, cachaça artesanal, ovos, café em pó, e alguns embutidos com certificação de qualidade do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Além disso, artesãos inscritos no programa de Economia Solidária também expõem e vendem sua produção na feira.