MENU

accessible_forward Acessibilidade
12 de julho de 2013 Agricultura

Ministério entrega retroescavadeiras para municípios paulistas em Rio Claro

O prestígio político do governo municipal no Palácio do Planalto foi destacado pelas autoridades que participaram na manhã  desta sexta-feira, 12, em Rio Claro, da entrega, pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, de 117 retroescavadeiras a municípios paulistas com menos de 50 mil habitantes.

“Na história recente de Rio Claro nunca a cidade recebeu um evento deste porte”, afirmou o prefeito Du Altimari ao saudar prefeitos, secretários municipais, vereadores e autoridades nacionais, entre elas os deputados federais Arlindo Chinaglia, Nelson Marquezeli e Paulo Teixeira.

Altimari ressaltou que o Brasil está mudando para melhor e que isto se deve também ao apoio que o governo federal tem oferecido aos municípios, para criar condições de mais emprego e inclusão social, e apontou os avanços no desenvolvimento habitacional de Rio Claro como exemplo desta parceria. “Pelo Minha Casa, Minha Vida, estamos construindo 1.900 moradias e com a participação da iniciativa privada outras 3.650, totalizando unidades habitacionais suficientes para atender a 20.000 pessoas”.

O prefeito de Rio Claro disse que os equipamentos entregues pelo governo federal aos pequenos municípios terão enorme relevância na produção da agricultura familiar e demonstram também o estimulo à indústria nacional, responsável pela fabricação das máquinas. Parte dos equipamentos das retroescavadeiras foram produzidos pela empresa Sulplast, em Rio Claro.

O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Müller, anunciou crédito da ordem de R$ 21 bilhões para agricultura familiar e lembrou que investimentos na agricultura começam por uma boa estrada que permite o trânsito do ônibus escolar e do Samu.

O presidente da Câmara de Rio Claro, Agnelo da Silva Matos Neto, destacou o trabalho das pequenas prefeituras e a ampliação de recursos financeiros destinados ao setor agrícola no País.

Em nome dos demais prefeitos, os prefeitos de Nuporanga, Torre de Pedra, Itapuí, Cândido Rodrigues, Rincão e São Manoel receberam, simbolicamente, as chaves das retroescavadeiras.

Também participaram da solenidade a vice-prefeita Olga Salomão, os vereadores Julinho Lopes, Raquel Picelli, Dalberto Christofoletti, Anderson Christofoletti, João Zaine, Geraldo Voluntário e Paulo Guedes. O secretário de Agricultura, Silvicultura e Abastecimento – Carlos Alberto Teixeira De Lucca – representou os demais secretários municipais. A Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar teve a presença de Marcos Augusto Pimentel e Associação Paulista dos Municípios foi representada pelo vice-presidente Marcos Monti. O delegado do MDA em São Paulo, José Reinaldo Prates também esteve no evento em Rio Claro.

Pular para o conteúdo