MENU

accessible_forward Acessibilidade
10 de setembro de 2010 Agricultura

Parceiros da UFSCar visitam Vitrine Técnica Produtiva de Rio Claro

    Grupo de professores e estagiários da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), do curso de pós-graduação em Agroecologia daquela instituição, visitou nesta sexta-feira, 10, as instalações da Horta Municipal de Rio Claro. Eles conheceram as primeiras ações que são desenvolvidas pela prefeitura naquele espaço visando a implantação da Vitrine Técnica Produtivo, iniciativa que reúne vários projetos, técnicas, metodologias e ações voltadas à produção harmonizada com o meio ambiente circundante. Na prática, os especialistas terão muito a contribuir com a Vitrine. Serão eles, agora, a analisar o que viram e proporem aperfeiçoamento das ações existentes e o lançamento de outras que possam alavancar o projeto.     

    Participaram da visita, além de alguns estagiários da instituição federal de ensino superior, os professores Fernando Grossi, Andrea Luíza Bueno Pimentel, Fernando Salla e Eduardo D. Mariano. Os visitantes foram recebidos na Horta Municipal pelos diretores de Abastecimento, Maria Elena De Mori e de Silvicultura, Marcos Antonio Martins Ary, juntamente com o engenheiro agrônomo da diretoria de abastecimento, Marco Cestari.

    “Houve muita troca de informação e demonstração de interesse da parte dos nossos visitantes no avanço da cooperação que estamos firmando com a UFSCar, e essa participação trará benefícios para a nossa Vitrine Técnica Produtiva” explicou Maria Helena. “São especialistas, profissionais que trazem subsídios fundamentais à execução das nossas propostas”, acrescentou o diretor Marcos Ary.

    O secretário de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura, Carlos Alberto Teixeira De Lucca tem enfatizado que as parcerias com as universidades “são de grande valia para o desenvolvimento de vários projetos e programas que estão em andamento” em Rio Claro. “Além disso, essa integração universidade-comunidade, neste caso também com o poder público municipal, só tende a acrescentar”, acentua o prefeito Du Altimari.

    O grupo da UFSCar já tem pelo menos mais dois compromissos com a Secretaria de Agricultura de Rio Claro. Nos dias 21 e 22 deste mês eles participam do 1º Cerne Azul, no Centro Cultural Roberto Palmari, que é um encontro pró-desenvolvimento sustentável do setor florestal e madeireiro de Rio Claro. No dia 23, também estarão a postos no curso Redesenhando sua Propriedade, destinado a produtores rurais, que propõe o aproveitamento correto das propriedades, com a criação de vários espaços para garantir a sustentabilidade das atividades no campo.
Skip to content