MENU

accessible_forward Acessibilidade
19 de maio de 2010 Agricultura

Prefeitura de Rio Claro adota projeto de incentivo à produção de alimentos orgânicos

Visitantes do IPEF e diretores da Secretaria de Agricultura conversam sobre parceria no projeto Vitrine.

O coordenador técnico do setor de sementes do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF), de Piracicaba, Israel Gomes Vieira, e seu colega Amarildo Fonseca, técnico agrícola daquele instituto, visitaram nesta terça-feira, 18, as instalações da Horta Municipal de Rio Claro, que integra a estrutura da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura. Os visitantes foram recepcionados pelos diretores de Agricultura, Maria Helena De Mori, e de Silvicultura, Marcos Antonio Martins Ary.

Vieira e Fonseca representaram o IPEF, que se lançou como parceiro do projeto Vitrine Técnica Produtiva, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura de Rio Claro. A proposta já tem apoio também do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que participa da ação com transferência de tecnologia para os produtores rurais rio-clarenses e da região. A Vitrine Técnica Produtiva está instalada nas dependências da Horta Municipal, que funciona ao lado da Escola Agrícola na estrada de Ajapi, e deve contar com reforços também da Unesp-Rio Claro e da iniciativa privada. 

A Vitrine Técnica Produtiva deriva da formação de uma rede que conjuga a participação de várias instituições e empresas ligadas à cadeia produtiva de alimentos orgânicos de Rio Claro e região. O objetivo é consolidar um centro de difusão tecnológica a campo para a agricultura orgânica no interior paulista, concentrando suas atividades na implantação e difusão dessas tecnologias. Treinamentos para os chamados atores da cadeira produtiva, bem como o apoio às iniciativas de divulgação e comercialização de produtos, fazem parte da estratégia de ação.

Produtores interessados neste tipo de agricultura ecológica e viável, que tem excelente aceitação no mercado, inclusive com excelente valor de comercialização, são os alvos da iniciativa. “Temos oito comunidades rurais que serão beneficiadas com as ações”, informa Marcos, diretor de Silvicultura. Produtores já certificados ou em processo de transição também serão bem-vindos ao programa. Entre as linhas de ação estabelecidas destacam-se: 1) Fertilidade e Manejo Ecológico dos Solos; 2) Manejo e Controle Biológico de Doenças e Insetos; 3) Controle de Qualidade em Pré e Pós-Colheita; e 4) Plano de Manejo Floresta/Sistema Agroflorestal/Produtos não Madeireiros.

Há, ainda, um foco amplo nas metas de apoio à comercialização de produtos orgânicos, prevendo-se a integração e ampliação da rede orgânica, a realização da Semana de Alimentação Orgânica e de feiras orgânica, além da estruturação de um centro atacadista de produtos orgânicos.

O primeiro evento da Vitrine Técnica Produtiva está programado para o mês de agosto. Será um Dia de Campo, sobre o tema Adubo Verde, que terá o apoio da empresa Sementes Piraí.  O IPEF, por sua vez, anunciou a doação de 300 a 400 mudas de eucalipto para uso múltiplo. A planta floresce em seis meses e fornece alimento para abelhas, beneficiando também apicultores da região próxima à Horta Municipal, onde as mudas serão plantadas. A partir daí, o projeto Vitrine organizará um evento por mês, sempre trazendo mais tecnologia para quem aposta na produção de alimentos orgânicos.

Pular para o conteúdo