A Prefeitura de Rio Claro realizou nesta quarta-feira, 16, em duas etapas – de manhã e à tarde – plantio de mudas de árvores nativas às margens do córrego na Vila Cristina. A iniciativa envolveu 200 alunos do Senai local, que participaram do plantio de 400 mudas, de um total de 3.000 que o município prevê plantar naquela área com o objetivo de revitalizar o córrego investindo em matas ciliares.
O secretário de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura do município, Carlos Alberto Teixeira De Lucca, que acompanhou o plantio juntamente com a equipe da Escola Senai Manoel José Ferreira, disse que a participação dos estudantes em projetos desta natureza é estimulante. ´”É muito bom ver que adolescentes e jovens demonstrem interesse pela questão ambiental e queiram dar sua contribuição para a ecologia e para a cidade”, avaliou.
A bibliotecária Raquel Patrícia Vasquez Minatel, que integra a equipe de Meio Ambiente da unidade Senai no município, confirma que o objetivo do envolvimento dos alunos nesta ação de reflorestamento é cumprir a cota estabelecida pela direção estadual do Senai, que assume compromisso com a causa ambiental. As duas centenas de alunos que participaram da ação são oriundas dos cursos de Eletricista de Manutenção, Marceneiro e Tapeceiro, Mecânico de Usinagem e Mecânico de Autos do Senai de Rio Claro.
A ação do Senai está respaldada em cálculos que o corpo discente e docente da escola desenvolveu para apurar quanto de emissão de carbono o estabelecimento, alunos e professores produzem, incluindo o transporte, os maquinários e outros itens. Com base nesta estimativa, a escola está “compensando” a natureza, fazendo o que se denomina resgate de carbono.