A Prefeitura de Rio Claro iniciou na última quarta-feira, 10, ação de reurbanização da área localizada atrás das antigas instalações da empresa de aguardente Vila Velha, no Jardim São Paulo.
O trabalho, com a participação de várias secretarias, incluindo as pastas de Obras, Agricultura, Habitação, Ação Social e também a de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sepladema) começou pela retirada de barracos improvisados eventualmente ocupados por invasões, e limpeza do local.
Junto com as ações citadas, teve início e fechamento da área com cerca, numa extensão de 600 metros e já está definida a implantação de uma faixa de grama, do lado interno da cerca, de maneira a dar mais visibilidade ao local. Haverá, ainda, plantio de árvores, mas numa proporção adequada, considerando a arborização já existente e o fato de que se pretende deixar o espaço o mais aberto possível, permitindo visão ampla da área.
O espaço que está recebendo essa intervenção fica ao lado do Ecoponto do Jardim São Paulo, instalado na região para que a população tenha um local apropriado onde descartar lixo não doméstico.
“Vamos, gradativamente, dar um novo aspecto a essas áreas, melhorando a arborização, o ar da cidade, colaborando com a natureza, que é um patrimônio valioso para a população e para as gerações que nos sucederão”, explicou o prefeito Du Altimari.
Ainda na região dos jardins São Paulo e Mirassol, a prefeitura também está realizando serviços de revitalização da área localizada entre as ruas 22 e 23 e avenidas 10 e 12. O serviço consiste em aterramento para a implantação de calçada de concreto, com três metros de largura – conforme reza a Lei Orgânica do Município – e outra faixa de dois metros de largura recoberta com grama.
Tais ações se encaixam no planejamento do Parque Linear que será implantado em diferentes etapas naquela região. Há cuidados adicionais também com a mata ciliar que margeia o córrego Wenzel, já bem formada desde aquele trecho atualmente em obras até a avenida Castelo Branco.