A prefeitura de Rio Claro e a Unesp lançam na segunda-feira (9) às 19h30, na sala de cinema do Centro Cultural, o livro “Desfazendo os Nós do Capital: território, ação social e economia solidária”. Organizado por Auro Aparecido Mendes, Ana Tereza Caceres Cortez e Sílvia Aparecida Guarnieri Ortigoza, o livro representa esforço conjunto da Secretaria Municipal de Ação Social e do Laboratório de Estudos Territoriais (LAET) da Unesp.
Para o lançamento da obra são aguardados representantes de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES), de entidades de fomento, de conselhos municipais e gestores na área. Todos os demais interessados podem comparecer.
O objetivo do livro é apresentar uma reflexão sobre as práticas solidárias, contemplar utopias e reforçar a crença em possibilidades de mudanças da realidade sócio-espacial, rompendo possíveis amarras do pensamento e desfazendo os nós do capital.
Além dos organizadores, são autores do livro Luci Helena Wendel Ferreira, Marta Adriana Barbosa Ceccato, Felipe Augusto Vale Silva, Raul Polline Nunes, Gabriel Mehreb de Araújo, Flavia Codazzi, Tiago Henrique
Degasperi e Valdemir dos Santos Lima.
O trabalho mostra o resultado das experiências obtidas com o convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Ação Social e o Laboratório de Estudos Territoriais (LAET) do Departamento de Geografia (IGCE) da Unesp de Rio Claro.
“Desfazendo os Nós do Capital: território, ação social e economia solidária” detalha os avanços ocorridos em Rio Claro nas feiras solidárias e fóruns, na Cooperativa de Trabalhadores dos Catadores de Material Reaproveitável (Cooperviva), bem como os resultados da pesquisa que mapeou as entidades sociais no município e sistematizou suas ações solidárias.
Além de geração de emprego e renda e da inserção social, a economia solidária em Rio Claro vem colaborando em outros aspectos, abrindo caminho para a dignidade, cidadania, consciência ambiental e aumento da autoestima.