A prefeitura de Rio Claro está intensificando a melhoria de praças e áreas públicas para garantir espaços de lazer e convivência saudável à comunidade. Além dos serviços de limpeza e readequação de paisagismo – como recentemente verificado na praça João dos Santos Neves, em Assistência – a administração também investe na recuperação de brinquedos, playgrounds e equipamentos para atividades físicas que estavam abandonados em vários bairros da cidade.
Exemplo desse trabalho já pode ser visto no Jardim Vila Bela. A recuperação do equipamento público na praça do bairro foi concluída e agora as crianças podem brincar em segurança no balanço duplo, ponte pênsil e barra de equilíbrio, entre outros, feitos com estrutura de eucalipto. Serviço semelhante está sendo finalizado na praça localizada nas imediações do aeroclube, onde serão trocadas duas peças de aparelhos instalados no local.
“A recuperação desses equipamentos é pedido antigo da comunidade que agora está sendo atendido”, comenta o Secretário Municipal de Agricultura, abastecimento e Silvicultura, Carlos Alberto De Lucca, ressaltando o papel fundamental da Câmara Municipal nessa iniciativa. Visando esse trabalho, várias emendas ao Orçamento Municipal foram apresentadas pelos vereadores Sérgio Desiderá, Raquel Picelli, Julinho Lopes, Valdenir Dias da Silva (Pitico do Bar) e João Teixeira Júnior (Juninho da Padaria). São mais de R$ 40 mil em emendas para a recuperação de 44 brinquedos ou equipamentos de ginástica, distribuídos em oito pontos da cidade.
Segundo Cláudio Luiz Muniz, da empresa Muniz Brinquedos, que está realizando o trabalho, a previsão é de que até o final do mês o serviço esteja concluído na Lagoa Seca (Cervezão), Jardim Santa Elisa, Guanabara I, Guanabara II, Jardim Boa Vista e Terranova. “Em pelo menos cinco desses seis bairros optamos por fabricar novas peças, ao invés de recuperar as antigas, já que o estado de alguns equipamentos é realmente muito crítico”, explica. “Essa opção segue nossas normas internas e a exigência da prefeitura de que os equipamentos sejam recolocados à disposição da comunidade da maneira mais segura possível”, enfatiza.
Nesse sentido, Muniz, salienta que o estado de alguns equipamentos está lastimável. “Em muitos deles nota-se que peças foram roubadas e, em alguns casos, chegou-se a botar fogo em estruturas”, relata. Por isso, a prefeitura reitera a necessidade de a comunidade colaborar e conservar as melhorias, feitas em prol da própria população com dinheiro público.