Mais de 300 produtores rurais de Rio Claro, Leme, Santa Gertrudes, Cordeirópolis, Ipeúna, Corumbataí, Limeira e de outros municípios da região participaram na segunda-feira (19), na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura, de explanação feita por funcionários do Banco do Brasil sobre as linhas de crédito que a instituição estatal disponibiliza para o setor.
O secretário da pasta, Carlos Alberto Teixeira De Lucca, avaliou o encontro com otimismo. “Há um grande interesse dos nossos produtores por financiamentos acessíveis, visto que todos querem crescer, expandir seus negócios, melhorar a produtividade e a competitividade“, reconheceu.
O engenheiro Du Altimari, prefeito de Rio Claro, abriu o evento ressaltando a importância da agricultura e da pecuária na economia regional, valendo-se do Banco do Brasil, que é um grande parceiro no fomento e modernização do setor. “Temos uma indústria pujante e desde o início do nosso primeiro mandato, em 2009, estamos mantendo uma conexão contínua com nossos produtores, fortalecendo o setor e acreditando que a participação da agricultura no nosso desenvolvimento econômico tem ainda muito espaço para crescer”, afirmou.
“O crédito facilitado, com juros baixos, carência para pagar e prazo dilatados de financiamento encorajam o produtor, sem dúvida”, disse o prefeito. Altimari confirmou uma nova parceria do Município com o Banco do Brasil para a construção de moradias populares. “Vamos assinar nos próximos dias um contrato para a construção de mais 2.100 unidades habitacionais em Rio Claro, com recursos do programa Minha Casa, Minha Vida disponibilizados, desta vez, pelo Banco do Brasil”, anunciou.
O superintendente regional do Banco do Brasil em Rio Claro, Videvaldo da Silva Rego Junior se disse satisfeito com a presença maciça dos produtores no evento e incentivou a todos a uma aproximação maior com a instituição. “Estamos à disposição e sempre haverá um de nossos produtos que esteja adequado ao que vocês procuram”, observou o gerente, que responde por outras 42 agências do banco na região.
Ao apresentar os produtos do Banco do Brasil para o agricultor, o gerente personalizado rural Flávio Gomes, da agência de São João da Boa Vista, um dos dois expositores do evento, ofereceu um menu diversificado de opções, começando pelas linhas de crédito com teto de R$ 100 mil por beneficiário e por safra, cadastrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e com a DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf válida. Neste caso, os juros são mais baixos.
Para o médio produtor, o teto chega a R$ 600 mil (por beneficiário e por safra), com juros de 4,5% ao ano. Há outras linhas, com tetos superiores, para produtores que precisam de financiamentos de maior vulto. E os detalhes podem ser obtidos em todas as agências do Banco do Brasil. Segundo Gomes, os produtos que a instituição disponibiliza para os produtores rurais estão voltados ao capital de giro, custeio, investimentos, comercialização, seguro agrícola e oferecem, ainda, suportes como o cartão Ourocard Agro e os financiamentos previstos pelo Fundo de Expansão no Agronegócio Paulista (Feap), também intermediados pelo Banco do Brasil, como agente financeiro.
As atividades realizadas em parceria da Secretaria de Agricultura de Rio Claro e Gerência Regional do Banco do Brasil em Rio Claro, com apoio das empresas Ápia e Valtra, foram concluídas com a explanação do engenheiro agrônomo Valdinei Pastre, do Escritório de Desenvolvimento de Rural de Limeira, ligado à Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Capi), que orientou e esclareceu dúvidas dos participantes sobre os mecanismos de acesso a programas, suporte técnico e outras ferramentas de apoio ao produtor rural.
Também estiverem presentes no evento o prefeito de Corumbataí, Vicente Rigitano, os vereadores Paulo Guedes – de Rio Claro, e João Batista Canhoni – de Corumbataí, bem como o presidente do Sindicato Rural de Rio Claro, Ricardo Schmidt; o diretor da Casa da Agricultura, Enéas Antonio Fergusson; o presidente da Associação dos Apicultores de Rio Claro, Antonio Marin Viscaino; e o presidente da Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Rio Claro, Amadeu Gomes Filho, entre outras lideranças do setor.