MENU

accessible_forward Acessibilidade
09 de agosto de 2011 Agricultura

Rio Claro anuncia curso de capacitação para produção de orgânicos

Empenhada em obter a certificação oficial de orgânicos pela Ecocert, instituição credenciada pelo Ministério da Agricultura para avaliar e certificar projetos dessa natureza, a prefeitura de Rio Claro anuncia mais uma ação para avançar neste aspecto.

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura do município vai realizar o primeiro Curso Prático-Teórico de Produção Orgânica, que é justamente um dos requisitos ainda a serem cumpridos na trajetória em busca da certificação.

O Curso será ministrado em quatro módulos, com aulas teóricas no período da manha e aulas práticas à tarde. O primeiro deles, de Introdução à Agricultura Orgânica, será desenvolvido dia 16 de agosto. O Módulo II, marcado para 23 de agosto, focará o tema Fertilizantes e Nutrição de Plantas. Os dois últimos módulos, tratando do Controle Biológico Aplicado na Produção Orgânica e, depois, da Comercialização de Produtos Orgânicos, serão realizados dias 30 de agosto e 6 de setembro, respectivamente.

Voltado aos produtores rurais de Rio Claro e região, o curso objetiva capacitar os que estão produzindo verduras e legumes sem a utilização de agrotóxicos e adubos de elevada solubilidade (adubos químicos), orientando-os sobre como proceder para a obtenção do credenciamento de conformidade de produção orgânica validado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio do Sistema de Certificação Orgânica Participativa.

“Isso não isenta os produtores de despesas com análises específicas e outros serviços, mas assegura menor custo, uma vez que as vistorias são realizadas por um conselho de ética constituído por membros da sociedade como professores, empresários do setor alimentício, do turismo rural e do ramo hoteleiro”, explica o diretor de Silvicultura da prefeitura, Marcos Ary.

Coordenado pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura do município, o projeto conta com a participação de professores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Araras, e da Unesp de Rio Claro.

Inscrições devem ser feitas na própria secretaria municipal (Avenida 58-A, nº 600, esquina com Avenida Felício Castellano, Jardim América). Informações pelos telefones 3534-9243 e 3532-4088.

Pular para o conteúdo