MENU

accessible_forward Acessibilidade
10 de fevereiro de 2017 Agricultura

Rio Claro é a terceira cidade paulista a receber o selo Sisbi

Os empresários rio-clarenses já podem aderir ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). Quem tem o Sisbi pode vender seus produtos de origem animal – como queijos, salames, ovos e mel – não apenas para sua cidade ou estado, mas para todo o país. O selo foi entregue ao município de Rio Claro nesta sexta-feira (10) por representantes do Ministério da Agricultura. A cerimônia realizada no paço municipal foi prestigiada por autoridades e empresários ligados ao setor.

O secretário municipal de Agricultura, Emilio Cerri, lembrou que todo o processo começou em 2004 quando o então vereador Juninho da Padaria visitou cidades que tinham Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Ele agradeceu o esforço do empresário Eduardo Nalin e do diretor do SIM, Felipe Habib Tauk, para que Rio Claro conseguisse o Sisbi.

O prefeito João Teixeira Júnior, o Juninho da Padaria, falou sobre o início do processo para a conquista do selo que começou com a implantação do SIM. Segundo ele, o projeto para obtenção do Sisbi já estava em andamento e a atual administração deu continuidade ao processo. O prefeito também destacou que o Sisbi irá permitir que os empresários ampliem a produção e divulguem o nome de Rio Claro. “A administração municipal vai dar suporte aos empresários que acreditam em Rio Claro e querem fazer a diferença”, afirmou. Para o prefeito, o trabalho conjunto fará com que a cidade deixe de ser coadjuvante para se tornar pioneira.

O chefe da Superintendência Federal de Agricultura no Estado de São Paulo, Francisco Jardim, enalteceu as empresas e cidades que têm visão de futuro. Ele agradeceu as pessoas que trabalharam para que Rio Claro se tornasse a terceira cidade paulista a conseguir o Sisbi. “É um diferencial muito grande para o município que passa a ter a responsabilidade de manter um rigoroso controle sobre os produtos consumidos pela sociedade”, disse.

Primeiro empresário rio-clarense a conseguir o Sisbi, Eduardo Nalin comentou que quando abriu sua indústria de frios embutidos não imaginava que teria condições e oportunidade para comercializar seus produtos para todo o Brasil. A amplitude de alcance do Sisbi foi destacada pelo presidente da Câmara Municipal, André Godoy. “Não é apenas um serviço de certificação, o selo envolve toda uma cadeia produtiva que movimenta a economia”, pontuou.

A importância de defender e dar condições de trabalho aos pequenos produtores foi defendida pelo deputado Aldo Demarchi. “Não adianta incentivar o aumento da produção se não houver meios de escoar os produtos”, observou. Para ele, é preciso apoiar os pequenos produtores que estão na linha de frente na geração de riqueza e empregos.

A cerimônia de entrega do Sisbi contou com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Paula Silveira Costa; da superintendente do Arquivo Público Municipal, Monica Frandi Ferreira; da fiscal federal Andrea Moura; do presidente da Associação Brasileira da Agricultura Alternativa (Aval), Reginaldo Morikawa; do agrônomo Enéas Fergusson, diretor da Casa de Agricultura de Rio Claro; além de empresários e representantes de entidades ligadas ao setor. Os vereadores Adriano La Torre, Carol Gomes, Geraldo Voluntário, Hernani Leonhardt, Irander Augusto, Julio Lopes, Luciano Bonsucesso, Maria do Carmo Guilherme e Thiago Japonês também prestigiaram o evento.

Pular para o conteúdo