Produtores rurais de Rio Claro devem colher benefícios a curto e médio prazos com os novos reforços em equipamentos que a prefeitura vem obtendo junto ao Ministério da Agricultura, na rubrica do Prodesa – Projetos de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Agropecuário.
No decorrer desta semana, o prefeito Du Altimari foi formalmente informado pelo governo federal que recursos no montante de R$ 2.175.000,00 já estão assegurados pelo Ministério da Agricultura para a Patrulha das Estradas, que deverá agregar motoniveladora, tratores, retroescavadeira e outros equipamentos. Trata-se de dinheiro a fundo perdido, que o município não precisará devolver.
O investimento em questão, para que se tenha uma dimensão mais realista da importância dos recursos, seria suficiente para a aquisição de mais de 90 carros populares. “Devemos também atentar para o fato de que aos investirmos na ampliação da frota própria de máquinas e equipamentos, estamos nos distanciando cada vez mais das recentes práticas de terceirização que marcaram a administração pública rio-clarense”, lembra o prefeito.
“Conseguimos um nível elevado de articulação dos nossos produtores rurais desde o início de nosso governo, quando incentivamos e oferecemos todas as condições para a reorganização do Conselho de Desenvolvimento Rural e, mais recentemente, inauguramos a Central de Recebimento e Distribuição de Produtos, na Secretaria de Agricultura, além do que todas essas iniciativas credenciaram nossos produtores e de toda a região a fornecerem seus produtos através do Programa de Aquisição de Alimentos e da Merenda Escolar”, notou o prefeito Du Altimari.
Segundo o prefeito, a receptividade do governo federal às demandas encaminhadas por Rio Claro tem superado as expectativas. “Estabelecemos uma relação forte com a União, temos sido contemplados com o atendimento às solicitações que fazemos e, neste caso específico, colhemos os frutos de um trabalho constante que realizamos junto ao Ministério da Agricultura, em especial ao ministro Wagner Rossi”, explicou.
“Nossa meta, agora, é fortalecer a presença do governo municipal na zona rural, melhorando as condições das estradas, dando reais condições para que o produtor, o homem do campo, melhore suas condições de vida, produtividade e a qualidade dos produtos”, conclui Altimari.