Rio Claro foi representado na 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Realizado em Brasília, de 14 a 18 deste mês, pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o evento reuniu representantes de importantes organismos internacionais ligados ao setor – como a ONU e vários ministros. Na ocasião, a presidenta Dilma Rousseff lançou o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica.
A diretora do Departamento de Abastecimento da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura, Maria Elena De Mori, foi a representante rio-clarense no evento. Ela representou o Poder Público como uma das delegadas indicadas por ocasião da fase estadual, realizada em Bauru, que por vez sucedeu à etapa intermunicipal, sediada em Rio Claro no mês de julho.
Construir o Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que vai integrar as políticas públicas do governo federal para o setor, com ênfase na agricultura familiar, foi o foco dos debates que durante toda a semana mobilizaram os participantes, especialistas e autoridades. “Ouvimos expositores e palestrantes muito capacitados, participamos de debates produtivos, fomos atualizados com estatísticas, conceitos, técnicas e houve um intercâmbio excelente de experiências, com muito diálogo”, contou Maria Elena.
As discussões colocadas na conferência giraram em torno de sete eixos: 1) Desenvolvimento socioeconômico e ambiental no Brasil rural e fortalecimento da agricultura familiar e agroecológica; 2) Reforma agrária e democratização do acesso à terra e aos recursos naturais; 3) Abordagem territorial como estratégia de desenvolvimento rural e promoção da qualidade de vida; 4) Gestão e participação social; 5) Autonomia das mulheres rurais; 6) Autonomia e emancipação da juventude rural; e 7) Promoção do etnodesenvolvimento.
Durante a conferência foi comemorado o Dia Mundial da Alimentação, celebrado na quarta-feira, 26, por iniciativa do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A ONU, por sua vez, declarou que 2014 será o Ano Internacional da Agricultura Familiar.