A Associação dos Agricultores Familiares de Rio Claro acaba de obter a DAP – Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), emitida pela SAF/MDA, sigla que corresponde à Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário. O documento foi expedido dia 25 deste mês e, segundo foi possível apurar, Rio Claro é o primeiro município brasileiro a assegurar esta credencial para uma associação desta natureza.
A entidade local foi criada em 2009, alçada pela nova política para a agricultura adotada pelo governo municipal, que também revitalizou o Conselho de Desenvolvimento Rural. Nesta segunda-feira, com a confirmação do anúncio da DAP, o secretário de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura, Carlos Alberto Teixeira De Lucca disse que “o credenciamento veio coroar a união dos nossos produtores de Rio Claro e região e o esforço da administração municipal de garantir tratamento diferenciado à agricultura, assentado no estímulo à diversificação e modernização”.
Com a DAP, os 25 produtores associados ganham personalidade jurídica para a entidade, que fica liberada para aumentar sua participação nas vendas à prefeitura de produtos destinados à alimentação escolar.
Segundo o prefeito Du Altimari, a DAP é um “passo importante na valorização dos nossos produtores, que assim poderão se capitalizar e investir na modernização de suas propriedades, o que significa, automaticamente, geração de renda e empregos, condições essenciais para a fixação do homem das famílias no campo”.