Com plantios periódicos de árvores, Rio Claro realiza no município projeto de Florestas Urbanas, que prevê criação de áreas verdes em espaços estratégicos da cidade. Na quarta-feira (4) foram plantadas 14 mudas de calistemo no Jardim América. O local escolhido para o plantio foi a rotatória da Avenida 50-A.
“Inicialmente estão sendo plantadas essas 14 mudas, mas em breve o local deve receber novas árvores”, observa Emílio Cerri, secretário de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção. A espécie escolhida é de médio porte e foi opção a partir de avaliação técnica.
“Além de muito bonita, a árvore calistemo tem florada praticamente o ano todo e é um interessante atrativo para os beija-flores”, informa Tadeu Olivetti, diretor de Manutenção, acrescentando que a intenção é também contribuir para o aumento da população destas aves na cidade.
A prefeitura tem promovido ações de arborização e o trabalho tem se desenvolvido com a escolha de locais que suportem o plantio de dezenas de mudas, justificando-se o conceito de “floresta urbana”. Após o plantio é feito o acompanhamento da árvore durante seu desenvolvimento.
Recentemente o canteiro central da Avenida M-19 recebeu 27 mudas de resedás, espécie de pequeno porte com florada anual. No Jardim das Nações, em janeiro, foram plantados ipês amarelos. Ao longo de 2017 a prefeitura realizou o plantio de mais de sete mil árvores na recuperação de nascentes e áreas desmatadas, e na área urbana, atendendo pedidos feitos pela comunidade. Grandes áreas nos bairros Jardim Boa Vista II, Bom Retiro, Mãe Preta e Benjamim de Castro receberam plantio de árvores.