A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura de Rio Claro fez na sexta-feira (5) serviço corte da vegetação conhecida como napier e a limpeza da área de captação do rio Ribeirão Claro localizado na Floresta Estadual “Navarro de Andrade”, e responsável pelo abastecimento da Estação de Tratamento de Água situada no bairro Cidade Nova (ETA 1).
Além da manutenção periódica da área, em breve o Daae iniciará a implantação de uma escada de peixe, através de um projeto experimental, desenvolvido pelo departamento de engenharia e produzido nas oficinas do Daae. O projeto piloto da escada irá permitir que as espécies de peixes ali existentes possam transpor a barragem e adentrar o trecho represado do rio na época da piracema. O desenvolvimento do projeto foi autorizado por órgãos ambientais como Cetesb e Daee.
Represa do Ribeirão Claro
O Daae realiza periodicamente a limpeza e remoção dos aguapés da área de captação do Ribeirão Claro. Os técnicos desenvolveram um plano de monitoramente e controle para evitar a proliferação indiscriminada da planta aquática dentro da área da represa onde é feita a captação de água. Os técnicos que acompanham o trabalho alertam que o aparecimento indiscriminado dessas plantas impede a proliferação de algas responsáveis pela oxigenação da água, causando a morte dos organismos aquáticos.