A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura, juntamente com a Câmara Municipal e Assessoria da Mulher realizou com êxito, na quinta-feira, 7, programação que integrou as comemorações da Semana da Mulher 2013 no município. A vereadora Raquel Picelli, que criou a Semana da Mulher no município esteve presente na abertura, ao lado do secretário municipal de Agricultura, Carlos Alberto Teixeira de Lucca. Foi representada no ato também a vereadora Maria do Carmo Guilherme.
Na oportunidade 30 mulheres da zona rural participaram do Curso de Qualificação e Processamento de Doces, Compotas e Geléias Artesanais, ministrado pela assistente social Ana Rebeschini, que tem um trabalho voluntário intenso nessa área. O médico veterinário Felipe Habib Tauk, diretor do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) esteve na retaguarda do evento e forneceu orientações precisas sobre a higienização e armazenamento dos produtos confeccionados, cuidados fundamentais que permitem a comercialização dos mesmos em feiras e outros pontos de venda.
A diretora do setor de Abastecimento da Secretaria, Maria Elena De Mori informa que a programação, sempre com a mulher em foco, terá continuidade nos próximos dias. Dia 14, por exemplo, Ana Rebeschini proporcionará às participantes um Curso de Produtos de Biomassa, utilizando a banana verde como matéria prima na produção de bolos, nhoque, pão e diversos outros produtos.
Ana também estará presente dia 18 de março, ministrando curso sobre custos de produção, que ensinam a calcular o peso financeiro dos vários elementos envolvidos na confecção de um determinado produto, conhecimento que é essencial para a fixação do preço justo de comercialização. A assistente social retornará, depois, no período da tarde, quando proferirá palestra com abordagem nos procedimentos necessários e relato de experiências positivas sobre a constituição de uma cooperativa composta por mulheres.
Posteriormente, nos dia 19 e 20 deste mês, duas oficinas completarão a programação do Mês da Mulher. Na ocasião, Maria da Glória Marinho de Oliveira ensinará a arte de produzir bonecas de palha de milho e de bucha. Importante notar que todos os cursos e oficinas citados serão realizados das 8 às 17 horas, sempre nas dependências da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura (Avenida 58-A, nº 600 – Jardim América), que também expedirá certificados de participação nos eventos programados.