Representantes de Rio Claro e municípios da região, participaram nesta quinta-feira, 27, nas dependências da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura, do I Seminário “Os caminhos para a estabilidade da agricultura, terra, território e políticas públicas” e o III Workshop “Políticas de Desenvolvimento Rural”, ambos destinados aos produtores rurais, gestores públicos e ao público em geral.
O interesse pelos temas propostos na programação foi ratificado já na abertura do evento. “O governo municipal vem demonstrando a intenção de trabalhar pela efetivação da indústria agroeconômica na região” frisou o secretário de Agricultura, Carlos Alberto Teixeira de Lucca. Na mesma linha, o prefeito Du Altimari assinalou que a “interligação entre universidade e município fez avançar muitas ações de caráter social”. Ele também destacou o apoio do Poder Legislativo no desenvolvimento da cidade e lembrou que, como membro dos Comitês das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, tem participado das discussões sobre as macropolíticas, “que priorizam a questão da água no âmbito local, com atenção especial aos agricultores”.
O presidente da Câmara de Vereadores de Rio Claro, Agnelo da Silva Matos Neto, afirmou que “gradativamente, a situação da agricultura tem evidenciado melhora nos últimos 10 anos no País, mas temos de ampliar os incentivos às pequenas propriedades em contraposição à monocultura”. Para a professora Darlene Aparecida de Oliveira Ferreira, coordenadora de pós-graduação da Unesp, o evento em Rio Claro teve como principal objetivo “discutir mudanças para melhorar a vida dos pequenos agricultores, que devem ser vistos como mais do que simples produtores de alimentos”.
Do evento também participaram os vereadores Julinho Lopes, Raquel Picelli e Geraldo Voluntário; Anne Kepple – presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional; Enéas Antonio Fergusson, diretor da Casa da Agricultura; Enéas Rente Ferreira, do Núcleo de Estudos Agrários da Unesp; Antonio Marin Viscaino, presidente dos Associação dos Apicultores; Amadeu Gomes Filho, presidente da Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Rio Claro e região; e Américo Tabian Junior, do setor de infraestrutura do Incra, que representou o superintendente do órgão, Wellington Diniz Monteiro.
O Prof.Valdecir Vargas Castilho discorreu, na ocasião, sobre os Sistemas de Inspeção SIM, SIE, SIF e Sisbi, enquanto Artur Cristovão tratou da “Experiência de Políticas Públicas e Multifuncionalidade em Portugal”. O evento contou com palestra do Delegado Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, José Reinaldo Prates da Silva, que anunciou a possibilidade de se realizar em julho próximo, em Rio Claro, uma conferência de desenvolvimento rural sustentável, com abrangência regional.
Seminário e Workshop foram organizados pela Prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura, e Unesp-Rio Claro/Núcleo de Estudos Agrários (NEA).