Rio Claro tem feito um bom trabalho, com participação intensa e ativa no desenvolvimento do Programa Descentralizado de Cooperação Brasil-Itália referente à Região Centro-Paulista, que reúne também algumas cidades da região.
O mais recente passo nessa direção foi a participação local no I Seminário do Programa de Cooperação Descentralizada Brasil Próximo, realizado dias 3 e 4 deste mês, no Auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, em Brasília. Na ocasião, a cidade foi representada pelo secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura, Carlos Alberto Teixeira De Lucca, e pela diretora de Abastecimento daquela pasta, Maria Elena De Mori.
“Tivemos dois dias corridos, de muitos debates, reflexões e decisões, mas a informação disseminada no encontro, as temáticas propostas, o intercâmbio com outras regiões do país é sempre muito gratificante, favorece o conhecimento, fornece outra visão da realidade”, avaliou De Lucca. “Debates muito produtivos, esclarecedores e estimulantes como o que tivemos a oportunidade de presenciar são fundamentais para que possamos nos articular melhor e ter uma atuação mais efetiva no âmbito local e regional” opinou Maria Elena.
Na sessão de abertura do seminário foram apresentados o staff italiano e brasileiro do programa, modalidades e procedimentos operacionais das atividades in loco da parte italiana. Participaram da abertura o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência da República e o embaixador da Itália no Brasil, Gherardo La Francesca, além dos coordenadores do programa, Giampiero Rasimelli e Maria Cristina Sampaio Lopes.
Os vários painéis apresentados no decorrer do seminário trataram de questões substanciais como o desenvolvimento Agrário e Cooperativismo, inclusive à luz da Economia Solidária. No último dia do evento, os participantes, juntamente com um representante italiano da região da Umbria, puderam debater questões mais caseiras, focando especificamente a atuação na região Centro Paulista, a qual Rio Claro está vinculado. Representantes de Araraquara e São Carlos participaram do grupo.
Entre os resultados práticos do seminário, destaca-se a iniciativa regional de promover, no curto prazo, uma reunião do Grupo Centro-Paulista que deverá montar a agenda de trabalho para 2012. O secretário de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Jerônimo Rodrigues Souza foi convidado a estar presente.
O secretário De Lucca explica que Rio Claro poderá ser tornar um território com chancela federal para impulsionar seus projetos no setor agroindustrial e arregimentar até iniciativas do chamado 3º Setor nesta empreitada. “Temos uma boa estrutura, estamos credenciados nos programas de Aquisição de Alimentos (PAA), Merenda Escolar e o setor está organizado, com associação de produtores, sindicatos, conselho municipal e conta ainda com parceiros do porte da Unesp, UFSCar, Embrapa e Esalq, entre outros, o que facilita nossa petição ao Ministério do Desenvolvimento Agrário” justificou. Se a condição de território se configurar, haverá aporte de recursos federais para desenvolver ações na região.
O secretário de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Jerônimo Rodrigues Souza, com quem os representantes de Rio Claro e região conversaram em Brasília foi convidado a visitar o município para avaliar essa estrutura. “Ainda não temos data definida para a visita, mas esperamos que isso venha a ocorrer brevemente” explicou De Lucca.