Inaugurado em junho de 2012, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), órgão da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura de Rio Claro, inicia 2016 com 14 empresas certificadas. A mais recente delas é o Mercado Qualidade, que acaba de obter o certificado para seu açougue.
O SIM tem sua atuação concentrada na inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal, desde o transporte, manipulação, preparo e acondicionamento. “Compete ao serviço, ainda, a conscientização da população sobre os riscos das doenças transmitidas por alimentos (DTAs) e agir para coibir a comercialização de produtos clandestinos, sem origem informada”, explica o médico veterinário Felipe Habib Tauk, diretor do SIM rio-clarense.
O secretário de Agricultura, Carlos Alberto Teixeira De Lucca, afirma que “a certificação do SIM é de suma importância para quem trabalha com produtos de origem animal, respeita o consumidor, tem compromisso com a saúde pública e quer ter uma boa imagem no mercado”.
Em Rio Claro, o serviço já acumula mais de 100 produtos registrados, dentre eles carnes, linguiças, mel, pescados, ovos, salames e espetinhos. Cada registro gera um processo, daí porque o número de empresas que obtém a certificação é menor que o número de produtos certificados.