Uma árvore de aproximadamente nove metros de altura caiu nesta quinta-feira, 13, na área central do cemitério municipal São João Batista, em Rio Claro, próximo ao local onde está o cruzeiro. A queda ocorreu durante a ventania que atingiu a cidade por volta das 12h, acompanhada de chuva forte e rápida.
O secretário municipal de Administração, José Renato Gonçalves e o diretor do departamento de Próprios Municipais, Ricardo Dutra foram acionados e, de imediato, dirigiram-se ao cemitério. Eles chamaram a equipe responsável pelo corte e podas de árvores da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura, que também compareceu ao local. Os galhos foram retirados logo depois e os troncos mais grossos, já cortados, serão retirados provavelmente nesta sexta-feira, mas já não atrapalham a circulação de pessoas no local.
Segundo Dutra, a queda ocasionou danos de pequena monta em três túmulos. “O mais atingido estava localizado a pouca distância da base da árvore”, revelou o diretor. Após uma avaliação dos danos, a Secretaria de Administração informou que os reparos nos túmulos atingidos serão de fácil execução. “Vamos começar o trabalho já nesta sexta-feira, 14, com os custos assumidos pela prefeitura”, explicou Dutra.
A análise mesmo superficial do tronco, junto às raízes da árvore, mostrou que o mesmo estava oco e não garantia mais a sustentação daquele exemplar. Rajadas de vento forte cuidaram de colocar no chão a velha árvore. Felizmente, mais uma vez, ninguém ficou ferido, visto que o local estava deserto no momento da queda, muito em razão da chuva forte que caía na ocasião.