A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura da Prefeitura de Rio Claro prossegue com várias ações de consolidação do projeto Vitrine Técnica Produtiva, que vem sendo implantado na Horta Municipal, perto de Ajapi. O termo vitrine não se refere a uma instalação física, mas a varias vitrines “vivas” que exploram várias possibilidades de plantio e outras técnicas enfatizando o aspecto ecológico, a adubação orgânica, a não agressão ao meio ambiente e a utilização racional das propriedades rurais com o máximo de aproveitamento.
Com o funcionamento da segunda estufa, adquirida recentemente, o projeto vai ganhar ainda mais impulso, dobrando a quantidade de mudas de flores e hortaliças produzidas. O resultado é que a produção semanal, atualmente, chega a mais de 180 caixas de hortaliças, metade delas para abastecer o Banco de Alimentos, que, por sua vez, faz os produtos chegarem às entidades assistenciais e, a partir daí, às famílias de baixa renda por elas assistidas. A outra metade é repassada para a Merenda Escolar do Município, reforçando a alimentação dos estudantes com produtos saudáveis. A produção de hortaliças inclui alface (crespa e americana), chicória, couve, acelga, berinjela, quiabo, brócolis, pimentão, repolho, tomate e jiló, entre outras variedades. Uma das estufas é reservada exclusivamente para as mudas de flores, destacando-se a zínia (dália), camomila, sálvia vermelha e tagete.
Tanto as hortaliças como as flores ficam nas estufas (também chamadas de berçários) por períodos que variam de 20 a 30 dias, até que alcancem um tamanho razoável para se desenvolverem no ambiente externo. Algumas das hortaliças, aliás, dispensam a estufa e podem ser plantadas diretamente nos enormes canteiros da Horta Municipal, sempre bem cuidados e irrigados.
Enquanto as hortaliças reforçam a Merenda Escolar ou vão para o Banco de Alimentos, as flores e mudas de árvores nativas da região estão, gradativamente, melhorando a paisagem urbana rio-clarense, seja às margens dos riachos, em área de preservação ambiental, seja nas praças e canteiros centrais das avenidas. É o que acontece, neste momento, na Estação Rodoviária da Cidade, onde está sendo aplicado novo projeto paisagístico. É o que ocorreu, também, na Rua 14 e começa a acontecer na Avenida Visconde do Rio Claro.
No entanto, nem só de mudas de árvores nativas, hortaliças e flores vive a Horta Municipal de Rio Claro. O local se programa para mostrar aos visitantes e produtores rurais o que se pode fazer para produzir com qualidade, quantidade e respeito à natureza. O tanque que abastece toda a área e irriga as plantações, por exemplo, estava totalmente tomado por plantas e pragas aquáticas há pouco mais de um ano, quando os trabalhos de recuperação foram iniciados pela prefeitura. “Hoje, com a utilização de um processo natural de limpeza, o reservatório está bem próximo de voltar ao normal, inclusive bombeando água com nutrientes para a irrigação da horta”, explica a diretora de Abastecimento da Secretaria de Agricultura, Maria Elena De Mori.
Nesta sexta-feira, 3 de setembro, um grupo de professores do curso de pós-graduação em Agroecologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) estará visitando a Horta Municipal de Rio Claro implementando a parceria firmada com a instituição para a estruturação da Vitrine Técnica Produtiva. Eles devem fazer um diagnóstico das ações já existentes e das que podem vir a ser adotadas para incrementar o projeto. “Essa aproximação com a universidade é fundamental para o êxito do programa”, avalia o secretário municipal Carlos Alberto Teixeira De Lucca. “Afinal, estamos dialogando com profissionais e pesquisadores com vasta bagagem, que podem nos subsidiar com seus conhecimentos para que obtenhamos os melhores resultados com a Vitrine Técnica Produtiva”, finalizou.