A família contemporânea é tema do próximo Bate-papo Cultural que será realizado nesta quinta feira (29), às 20 horas, no Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, como parte da programação da 1ª Semana Municipal da Adoção.
Com o título “Famílias do século XXI: quem somos?”, a psicanalista rio-clarense Disete Devera desenvolve sua palestra a partir das novas configurações familiares, das escolhas e das implicações possíveis sobre as experiências de ser pai e mãe.
“É possível ser mãe/pai sem maternidade/paternidade, mas não é possível ser sem Maternagem/Paternagem”, provoca Disete Devera ao lançar ao público a questão que o primeiro se refere a uma condição biológica, enquanto que o segundo trata-se de afeto, desejo e cuidado.
Supervisora clínico-institucional nas áreas de Saúde Coletiva e Atenção Psicossocial, Disete Devera exerce atividades clínicas em Rio Claro e em Piracicaba. Mestre em Subjetividade e Saúde Coletiva atua como professora universitária na graduação e em programas de pós-graduação.
O projeto de Lei que institui a Semana Municipal da Adoção é de autoria da vereadora Raquel Picelli. A programação inclui uma audiência pública sobre adoção na Câmara Municipal de Rio Claro no dia 30 de maio, às 16 horas.
A 71ª edição do Bate-papo Cultural é aberta ao público e oferece certificado de participação. Após a palestra será aberta uma discussão com os presentes, que também concorrem ao sorteio de dois quites com produtos do Arquivo.
O Arquivo Público e Histórico de Rio Claro está localizado na Rua 6, nº 3265, Alto do Santana, no NAM – Núcleo Administrativo Municipal. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3522-1938.
O Arquivo Público produziu uma exposição fotográfica sobre famílias adotivas, que pode ser vista no Shopping Center Rio Claro até o dia 8 de junho. A partir do próximo dia 9 a mostra ficará exposta no saguão do Paço Municipal.