A pedagoga Rosimeri de Oliveira Dias (UERJ), é a convidada para proferir palestra no 99º Bate-papo Cultural sobre o tema “Deslocamentos e formação inventiva de professores”. O encontro acontece nesta quinta-feira (9), às 20 horas, na sede do Arquivo Público e Histórico de Rio Claro. A entrada é franca.
Mestra em educação (UERJ) e doutora em Psicologia (UFRJ), Rosimeri entende que essa conversa mantém vivas questões que afirmam a posição inventiva no campo da formação de professores e propõe uma análise de fazer atravessar as ideias de deslocamento e criação na geração de educadores.
A palestrante pretende debater com o público as indagações: como aprender no meio, na superfície de uma experiência, fora do campo da representação? Como lidar com as imprevisibilidades da formação e da escola básica? Seria possível fazer e pensar uma formação sem representação? Como formar analisando e intervindo nos sentidos usuais da ideia de dar a forma a algo ou alguém?
“Ao ligar estas noções insistimos em criar gestos que facultam tornar visíveis forças que não se escondem nas naturalizações do campo, experienciando os compassos e descompassos da invenção de outros modos de fazer”, diz Rosimeri.
Professora adjunta da Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo e do programa de pós-graduação em educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da UERJ, Rosimeri é autora dos livros Deslocamentos na formação de professores e Formação inventiva de professores e do e-book Pesquisar e intervir na formação de professores, publicados pela Editora Lamparina.
O Bate-papo Cultural é um evento mensal, aberto ao público, oferece certificado de participação e inclui sorteio de quites com produtos da autarquia.
O Arquivo Público localiza-se na Rua 6, nº 3265, Alto do Santana, no NAM – Núcleo Administrativo Municipal. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3522-1948.