“A História do Samba: Noel Rosa, Adoniran Barbosa e Paulo Vanzolini” é o tema do 67º Bate-papo Cultural, que acontece na próxima quarta-feira (19) no Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, às 20h. A escritora rio-clarense Sonia Alem Marrach é a convidada para proferir a palestra e falará sobre a história do samba desde seu nascimento, no morro, até a conquista da cidade.
“Em minha exposição aponto a década de 1930 como o momento em que o samba se torna um elemento definidor da identidade nacional”, explica a historiadora Sonia ao destacar também o trabalho primoroso dos três compositores que se tornaram ícones da música popular brasileira.
Mestra em História e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo, Sonia Marrach publicou livros e diversos artigos. Atualmente é docente da Unesp de Rio Claro.
O livro de sua autoria Música e Universidade na cidade e São Paulo – do Samba de Vanzolini à Vanguarda Paulista estará disponível no evento e os interessados poderão adquiri-lo pelo preço de trinta reais.
Após a palestra haverá um debate sobre o tema com a mediação do professor Romualdo Dias, da Unesp de Rio Claro. O Bate-papo Cultural é aberto ao público, oferece certificado de participação e conta com sorteio de um quite com publicações do Arquivo.
O Arquivo Público está localizado na Rua 6, nº 3265, Alto do Santana, no NAM-Núcleo Administrativo Municipal. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3522.1938.