MENU

accessible_forward Acessibilidade
05 de agosto de 2014 Arquivo Público e Histórico

Arquivo de Rio Claro oferece oficinas de artes gratuitas

No mês de agosto o Arquivo Público e Histórico de Rio Claro promove, em sua sede, quatro oficinas de artes gratuitas. As aulas de aquarela, stencil, rendilhado e collage acontecem aos sábados, das 9 às 13 horas. São 15 vagas por semana e os cursos oferecem certificado de participação.

Segundo a superintendente do Arquivo Público, Maria Teresa de Arruda Campos, os workshops são realizados todos os anos em função do Salão de Artes Novos Olhares e têm o objetivo de disseminar a arte enquanto agente motivador e transformador social.

As aulas de artes incentivam os alunos a participarem de concursos e mostras. É um estímulo a novos artistas plásticos que queiram se envolver em nosso salão ou até mesmo aprender novas técnicas”, comenta Teresa.

No próximo sábado (9) acontece a oficina de stencil, com José Roberto Sechi. O artista plástico traz aos alunos uma introdução teórica sobre a técnica do stencil, suporte para impressão e elaboração da matriz. “O objetivo é apresentar a técnica da construção do stencil e usá-lo como recurso para pintura sobre tela”, observa Sechi.

Criador do projeto Sechiisland, o artista contemporâneo transformou uma parte de sua casa em galeria e espaço multicultural. Com seus trabalhos em Arte Postal, Sechi participou de cerca de 800 exposições, em mais de 70 países.

Na semana passada a oficina de aquarela, ministrada pelo artista plástico e fotógrafo Luiz Miotto, recebeu participantes de Rio Claro e de Piracicaba.

Para a artista plástica Ciça Alves, que participou do encontro, a aula foi muito bem organizada e produtiva. “Na parte teórica tivemos noções sobre o material utilizado em aquarela e, na aula prática, o professor nos passou dicas valiosas de pintura”, diz Ciça.

No dia 16 de agosto será realizada a oficina de rendilhado, com o artista plástico Danilo Heleno Mônaco. A oficina de collage acontece no dia 23, com o artista visual Erik Muller Thurm.

Os interessados podem fazer a inscrição na sede do Arquivo Público, onde serão realizados os cursos, ou pelo e-mail adm@aphrioclaro.sp.gov.br. São quinze vagas para cada oficina de arte. O material utilizado nas aulas também será disponibilizado pela organização do evento.

As oficinas oferecidas pelo Arquivo Público são gratuitas, entretanto os interessados em contribuir com o coffee break podem colaborar, opcionalmente, com valor de cinco reais.

O Arquivo Público está localizado na Rua 6, nº 3.265, Alto do Santana, no NAM – Núcleo Administrativo Municipal. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3522.1938.

Pular para o conteúdo