MENU

accessible_forward Acessibilidade
17 de outubro de 2013 Arquivo Público e Histórico

Arquivo lança revista dia 29 em Bate-papo no Gabinete de Leitura

O 61º Bate-papo Cultural acontece no próximo dia 29 de outubro, uma terça-feira, às 20 horas, no Gabinete de Leitura, com a palestra da arquiteta Mônica Frandi Ferreira sobre a moradia urbana em Rio Claro, entre as décadas de 1930 e 1960. O evento é aberto ao público e contará também com o lançamento da 12ª edição da Revista do Arquivo.

O tema do 61º Bate-papo Cultural elaborado por Mônica Frandi Ferreira integra a dissertação de seu mestrado em arquitetura. “A palestra mostra o resultado da pesquisa feita nos processos de construção e nos códigos de posturas e de obras, preservados no Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, que nos permite entender como as moradias urbanas foram construídas na cidade, na primeira metade do século XX”, diz Mônica.

Com 18 artigos redigidos por pesquisadores, professores e escritores, a Revista do Arquivo nº 12 aborda diferentes aspectos de Rio Claro nas áreas social, cultural e histórica. “É uma coletânea de temas locais como imigração, arquitetura, silvicultura, movimentos sociais, juventude, saúde e dança, entre outras vivências”, comenta Maria Teresa de Arruda Campos, superintendente do Arquivo Público.

Exemplares da revista serão distribuídos no evento de lançamento. Os interessados em adquirir a publicação posteriormente, poderão comprá-la na sede do Arquivo Público ou no setor 156 do Paço Municipal, pelo preço de cinco reais.

A Revista do Arquivo é semestral e está aberta à participação de todos para contribuições ao registro e à reflexão sobre a história de Rio Claro”, explica Teresa Arruda, em relação ao recebimento de artigos de colaboradores.

O Gabinete de Leitura se localiza na Avenida 4 nº 427, entre as Ruas 5 e 6, no Centro. Mais informações sobre a agenda cultural do dia 29 de outubro podem ser obtidas pelo telefone 3522.1938.

Pular para o conteúdo