O Arquivo Público e Histórico de Rio Claro lança a sua revista semestral na próxima terça-feira, dia 18, às 20 horas, durante a realização do 77º Bate-papo Cultural. O encontro será realizado na sede da autarquia e traz também o lançamento do livro “Sou menor e não dá nada”, do escritor Paulo Novaes da Silva.
Essa edição do Bate-papo Cultural integra as comemorações da Semana da Consciência Negra em Rio Claro e aborda o tema polêmico de adolescentes em conflito com lei.
Em sua palestra, o educador social Paulo Novaes trata sobre uma das questões mais delicadas dos nossos tempos: as formas de combater as contravenções cometidas por menores e a polêmica proposta de redução da maioridade penal, que sempre emerge nos debates públicos.
O livro “Sou menor e não dá nada” conta a história do menino Carlos, que entrou para o mundo do roubo e do tráfico de drogas ainda criança e acabou sendo morto pela polícia.
Comprometido com a construção de uma sociedade justa e igualitária, Paulo Novaes é presença marcante em ações sociais que beneficiam vários bairros da zona norte de São Paulo. Voluntário como diretor cultural em associações de bairros, dedica-se a realizar palestras pela prevenção e recuperação de jovens envolvidos com álcool e drogas. Professor de música e artesão em madeiras, o escritor foi membro atuante do conselho tutelar.
A 14ª Revista do Arquivo traz 17 artigos redigidos por jornalistas, professores, advogados e historiadores, entre outros. A edição aborda diferentes aspectos e fatos de Rio Claro nas áreas de arqueologia, educação, esporte, meio ambiente, política, religião música e cotidiano, com destaque ao campeonato mundial de balonismo.
Exemplares da revista serão distribuídos na noite do lançamento. Os interessados em adquirir a publicação posteriormente poderão comprá-la na sede do Arquivo Público ou no setor 156 do Paço Municipal, pelo preço de dez reais.
“A Revista do Arquivo está aberta à participação de toda a comunidade para contribuições ao registro e à reflexão sobre a história de Rio Claro”, explica Teresa Arruda, em relação ao recebimento de artigos de colaboradores.
Os interessados em adquirir o livro “Sou menor e não dá nada”, poderão comprá-lo no local pelo preço de vinte reais. O arquivo oferecerá aos participantes, como cortesia, uma coleção de cartões postais Praças de Rio Claro.
O Bate-papo Cultural é aberto ao público, fornece certificado de participação e inclui sorteio de quites com produtos do Arquivo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3522.1938.