O Arquivo Público e Histórico de Rio Claro apresenta a exposição “60 anos da fundação do Círculo Rio-clarense de Orquidófilos” e lança também sua nova coleção de cartões postais “Orquídeas”. Será nesta sexta-feira (27), nas Faculdades Claretianas, às 19h30, na abertura da 70ª Exposição Nacional de Orquídeas de Rio Claro, que faz parte das comemorações do aniversário da cidade.
Com 26 painéis que trazem a trajetória do Círculo Rio-clarense de Orquidófilos, fundado em 1954, a mostra inclui fotografias das mais variadas espécies de orquídeas cultivadas pelos membros do grupo no decorrer desses 60 anos de dedicação.
Além de coloridas imagens das belas plantas e antigas fotografias em preto e branco que registram as atividades do Círculo Rio-clarense de Orquidófilos, a mostra apresenta também documentos como a ata de constituição da instituição, diplomas, troféus, notícias em jornais e carteirinhas dos sócios.
Segundo a superintendente do Arquivo Público, Maria Teresa de Arruda Campos, os painéis ilustram o trabalho do Círculo com imagens em ordem cronológica, que mostram seus eventos, confraternizações, exposições, viagens, premiações e a intensa ligação com a comunidade de Rio Claro.
A nova coleção de cartões postais do Arquivo Público denominada “Orquídeas” também será lançada no evento. A coleção é composta de 10 postais que apresentam 38 espécies de orquídeas com destaque para à Cattleya Loddigesii, que se tornou um dos símbolos do município de Rio Claro.
“Presente mais que significativo para nossa Cidade Azul”, diz Teresa ao destacar que as orquídeas são plantas que requerem cuidados e muita pesquisa. “Elas dependem de mãos habilidosas e de conhecimento aprofundado”, completa.
A emenda nº 16 à Lei Orgânica do Município de Rio Claro, de 29 de maio de 2007, elegeu como símbolos da Cidade Azul as orquídeas, o hino de Rio Claro, o brasão, o Jardim Público e o Gabinete de Leitura.
A exposição sobre orquídeas poderá ver vista neste final de semana, nas Faculdades Claretianas, localizada na Avenida Santo Antonio Maria Claret, nº 1724. O horário para visitação na sexta-feira (27) será das 19h30 às 22h, no sábado (28) das 8h às 22 h e no domingo (29) das 8h às 17h.