MENU

accessible_forward Acessibilidade
02 de setembro de 2013 Arquivo Público e Histórico

Bate-papo Cultural completa 60 edições com palestra e show

Em comemoração a 60ª edição do Bate-papo Cultural, o Arquivo Público e Histórico de Rio Claro promove evento no Cia Paulista Musica & Bar na próxima quarta-feira (4), às 20 horas, com palestra, performance de dança e show musical. O encontro cultural é aberto ao público e confere certificado de participação.


Na sequência, a cantora e bailarina Juliana Penna, de Belo Horizonte, irá ministrar a palestra “Nas veredas de um corpo poético: dança e transcriação da vida”, tema de seu mestrado em Educação, na Unicamp. “Vamos abordar a questão da estética como forma de atuação política do corpo e a sensibilidade da dança como afirmação da vida”, comenta Juliana.O evento inicia com as apresentações de dança “Cante Jondo” e “Estudo Contemporâneo nº 2”, do coreógrafo Hebert Caetano. Interpretadas pelos bailarinos Adrian Silva e Rafaela Caetano e música de Carmem Linhares, a performance é resultado de uma pesquisa sobre a origem da dança e música flamenca, após perseguição e o sofrimento do povo que a concebeu.

Com formação superior em música, a pianista Juliana Penna traça possíveis relações entre corpo, educação e sociabilidades. Usa conceitos como “transcriação”, em Haroldo de Campos, “amor fati”, em Nietzsche e “dobra”, em Deleuze. “São exemplos de mobilizadores do pensamento acerca dos processos de subjetivação da contemporaneidade”, explica Juliana.

Após a aula, será aberto um debate sobre o tema, mediado pelo professor Romualdo Dias, da Unesp de Rio Claro. Em seguida acontece o show da professora Juliana, que inclui musica e dança contemporânea, com a proposta de aproximar o público da artista.

Integrante do Trio Fonograma Jazz e do Quarteto VagaMundo, Juliana Penna é educadora da CaKacri – Kasa de Criação e Invenção. Atuou na Universidade Federal de Uberlândia como substituta do Departamento de Música, e no Programa Arena da Cultura da Fundação Municipal de Cultura em Belo Horizonte.

Inspirado no Café Filosófico (TV Cultura), o projeto Bate-papo Cultural surgiu em 2009 e tornou-se um evento mensal com o objetivo de promover o encontro entre pesquisadores e acomunidade. A inciativa criou um espaço de diálogos e trouxe a Rio Claro inúmeros palestrantes de diversas áreas do conhecimento.

O Cia Paulista Musica & Bar se localiza rua 2, nº 2880, Vila Operária, anexo ao Centro Cultural Roberto Palmari. Mais informações sobre o Bate-papo Cultural podem ser obtidas pelo telefone 3522.1938, no Arquivo Público.

Pular para o conteúdo