A próxima coleção de cartões postais do Arquivo Público e Histórico de Rio Claro contará com a participação da comunidade. A Mostra de Artes “Novos Olhares” será a referência para o tema da edição de postais. Os interessados em se integrar no projeto devem fotografar, no ambiente original, as mesmas cenas das obras do salão de artes, retratadas pelos artistas plásticos.
“Essa experiência já foi realizada em 2011 e teve um resultado muito interessante”, conta o fotógrafo Luiz Miotto, vice-presidente do Conselho Superior do Arquivo Público. Quadros da Floresta Navarro de Andrade, do Jardim Público, da Via da Saudade e de prédios históricos da cidade foram reproduzidos pelas lentes de fotógrafos amadores e profissionais.
“No verso do cartão postal será dado o crédito ao autor e a escolha das fotos ficará a cargo da Autarquia, que tem interesse em ampliar o seu acervo de memórias”, explica Miotto.
Os fotógrafos poderão pesquisar os locais e cenários a serem registrados na XIII Mostra de Artes “Novos Olhares”, que permanece aberta ao público no Centro Cultural Roberto Palmari até 8 de dezembro. A exposição pode ser vista todos os dias, das 9h às 21h. As fotos devem ser enviadas ao Arquivo Público até o dia 20 de janeiro de 2014, para o e-mail arquivo@aphrioclaro.sp.gov.br.
As edições de cartões postais são publicadas semestralmente, com temas variados, sempre com foco no município de Rio Claro. Em dezembro o Arquivo Público lançará a coletânea de postais “Vistas Aéreas de Rio Claro”. Este conjunto apresenta o trabalho dos fotógrafos Luciano Calligaris e Gunnar Koelle, que traz dez fotografias aéreas de vários bairros de Rio Claro.
As coleções de postais anteriores também podem ser adquiridas, por cinco reais cada conjunto, no setor 156 do Paço Municipal ou na sede do Arquivo Público, no NAM – Núcleo Administrativo Municipal. As coletâneas de postais disponíveis são sob as temáticas balonismo (2013), escolas (2012) e graffiti (2012). Mais informações pelo telefone 3522-1938 ou pelo e-mail indicado acima.