A premiação do 8º Concurso Fotográfico Rio Claro Revela sua História será realizada nesta sexta-feira (1º) na Sociedade Filarmônica Rio-clarense, a partir das 20 horas. Na ocasião estará sendo aberta a exposição das fotografias selecionadas no concurso e haverá também o lançamento da Revista do Arquivo nº 17.
O tema do tradicional concurso fotográfico este ano foi a Floresta Estadual “Edmundo Navarro de Andrade”, patrimônio histórico importante devido à diversidade genética de seus eucaliptos.
O Público poderá visitar a exposição na Filarmônica, gratuitamente, até o dia 31 de julho. A mostra traz 156 fotografias clicadas na floresta de Rio Claro pelas lentes de 48 fotógrafos amadores e profissionais. As imagens captadas revelam os prédios históricos daquela reserva ambiental, seus casarões e vilas, sua fauna e flora, a religiosidade e o museu do eucalipto, que está comemorando seu centenário de fundação este ano.
O júri, composto pelos fotógrafos Luiz Miotto, Marcos Fernandes Gaspar e Renê Mainardi, premiou os vencedores do primeiro ao quinto lugar e distribuiu mais cinco menções honrosas.
O vencedor do concurso foi Filippo Fazanaro Ferrari, com a fotografia “Lagoa”. Mario Augusto Franchito (2º), Sonia Bonatti (3º), Iuri Tolosa Capretz (4º) e Fábio Martins Labecca (5º) foram os demais premiados. Os fotógrafos Rubens Hardt, Larissa Morari, Maria Clara Belchior, Murilo José Proni e Samuel Henrique de Nadai receberam menções honrosas.
A Revista do Arquivo nº 17, com 76 páginas e 21 artigos redigidos por pesquisadores, professores, jornalistas e escritores, aborda diferentes aspectos de Rio Claro nas áreas da saúde, social, religião, meio ambiente, história e geografia, entre outros.
“É uma coletânea de temas locais como o artigo “2016, ano de consolidação do planejamento em Rio Claro”, escrito pelo prefeito Du Altimari, e “A história da Filarmônica Rio-clarense através de suas atas”, redigido pelo historiador Amilson Henriques, entre outras vivências”, comenta a superintendente do Arquivo Público Maria Teresa de Arruda Campos, ao destacar que a revista está aberta à participação de todos que queiram colaborar publicando seus artigos.
A Sociedade Filarmônica Rio-clarense localiza-se na Rua 5, esquina com a Avenida 5, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3522-1948.