A comissão julgadora da XIV Mostra de Artes de Rio Claro “Novos Olhares” anunciou as obras vencedoras deste ano do evento artístico. A solenidade de premiação e abertura da mostra será realizada no dia 31 de outubro, sexta-feira, às 20h30, no Centro Cultural Roberto Palmari. O público poderá conferir, gratuitamente, a tradicional exposição de artes até o dia 5 de dezembro, sempre das 9 às 21 horas.
Composta pelos artistas plásticos locais, José Roberto Sechi, Antônio Lazaro Andreolli e Maria Helena Lerco Pires de Oliveira, a comissão julgadora conferiu os prêmios aquisição com medalhas de ouro aos artistas Margarete Zenero, de Piracicaba, na categoria acadêmica, e Danilo Mônaco, de Rio Claro, na categoria contemporânea.
As medalhas de prata ficaram com Sebastião Emygdio (Acadêmica) e Ana Paula Rodrigues Duckur (Contemporânea), de Rio Claro, pelos conjuntos de obras.
Os bronzes foram para os artistas rio-clarenses Eraldo Carlos Lacerda (Acadêmica) e Vivian Pereira da Silva (Contemporânea).
Também foram contemplados com menções honrosas os artistas Mirla Mayara de Castro Claro Gomes e Ana Inês Bellotto Corrêa, pelas obras acadêmicas e Dirceu Banchi e Valdemir Ferro, no estilo contemporâneo, todos de Rio Claro.
O júri se reuniu no dia 22 de setembro, no Centro Cultural, para premiar e selecionar as 50 obras inscritas, e teve apoio da comissão organizadora do salão de artes, coordenada por Luiz Miotto, com a colaboração de Ciça Alves, Ivan Bonifácio, Consuelo Perinotto e Carolina Hirai.
Segundo a superintendente do Arquivo Público, Maria Teresa de Arruda Campos, a Mostra de Artes Novos Olhares teve início em 1997 e tem como tema principal o município de Rio Claro. “O objetivo do salão ‘Novos Olhares’ é retratar o olhar-artista sobre a nossa cidade, suas paisagens, arquitetura, pessoas e costumes”, diz Teresa. “O projeto pretende disseminar a arte enquanto agente motivador e transformador social”, completa.
O Centro Cultural de Rio Claro está localizado na Rua 2 nº 2.880, na Vila Operária. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3522.1938 e pelo site www.aphrioclaro.sp.gov.br.